Francisco de Olazabal, Prémio Carreira FEP 2016

Francisco de Olazabal recebeu o prémio das mãos de Manuel Ferreira da Silva, membro do júri do Prémio Carreira. (Foto: FEP)

O empresário Francisco de Olazabal recebeu o Prémio Carreira FEP 2016. A entrega do galardão, destinado a diplomados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) que se tenham destacado pela sua carreira, foi um dos momentos altos da Cerimónia de Abertura do Ano Letivo da FEP, realizada no passado dia 13 de outubro.

Antigo estudante da FEP e com uma carreira profissional ligada ao setor do vinho, Francisco Olazabal aceitou o prémio “com alegria e legítimo orgulho”. No seu discurso de agradecimento fez uma breve reflexão sobre a carreira, salientando que “uma grande parte do mérito que possa ter resultou de circunstâncias muito especiais e também de pessoas que encontrei ao longo da vida”.

Francisco Olazabal fez também um agradecimento especial aos filhos, à mulher, que o desafiou a “tornar-se uma melhor pessoa todos os dias”, e à família, e dirigiu-se aos estudantes da FEP presentes na cerimónia, desejando um futuro com “circunstâncias e amizades tão boas e tão decisivas como aquelas que eu tive”.

IMGL0536

Francisco Olazabal aceitou o prémio “com alegria e legítimo orgulho”. (Foto: FEP)

Francisco de Olazabal é o responsável pela gestão da Quinta do Vale Meão, em Vila Nova de Foz Côa. Licenciado em Economia pela FEP, o empresário e gestor foi Administrador-Delegado da Sociedade dos Vinhos do Porto Constantino, Adjunto da Administração de A. A. Ferreira, S.A. (a Casa Ferreirinha) e Presidente da Ferreira, empresa familiar no setor do Vinho do Porto e do Douro. Assumiu cargos em várias empresas do grupo Sogrape, entre 1987 e 1998 e adquiriu a Quinta do Vale Meão com os seus filhos, em 1994.

A quinta foi fundada pela trisavó Antónia Adelaide Ferreira (a Ferreirinha), em finais do século XIX. A partir de 1998 dedicou-se à criação e comercialização dos vinhos provenientes da Quinta, através da sociedade F. Olazabal & Filhos, Lda.
Os primeiros vinhos DOC Douro (Quinta do Vale Meão e Meandro) foram lançados em 2001. Os vinhos alcançaram o top 100 da revista americana Wine Spectator em cinco ocasiões e, em 2014 o vinho Quinta do Vale Meão Douro 2011 obteve o 4º lugar nessa classificação.

Francisco Olazabal desempenhou vários cargos em Associações e Organismos do setor Vitivinícola, como a Associação de Exportadores de Vinho do Porto (AEVP) e a Confraria do Vinho do Porto e foi Presidente da Direção do Oporto Golf Club. Francisco de Olazabal foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, em 2004, pelo Presidente Jorge Sampaio. Em 2010, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro concedeu-lhe o grau de Doutor Honoris Causa.

O Prémio Carreira FEP distingue, anualmente, um diplomado da FEP que se tenha destacado pela sua carreira e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

O Prémio Carreira FEP foi atribuído anteriormente a Miguel Cadilhe, Manuel de Oliveira Marques, Elisa Ferreira, Rui Rio e Daniel Bessa.

A reportagem da TVU sobre a Cerimónia de Abertura do Ano Letivo está disponível aqui.