FPCEUPNo dia 20 de março a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) vai homenagear Manuela Terrasêca e Laura Fonseca, docentes aposentadas da FPCEUP.

A sessão decorre no Auditório 1 da FPCEUP, sob o tema”Educação e Justiça Social: Questões de avaliação, juventude e género”, e conta com uma conferência protagonizada pelo Juiz Conselheiro Jubilado e ex-Ministro da Justiça, Laborinho Lúcio.

Após a abertura, às 16h30, caberá precisamente a Laborinho Lúcio liderar a conferência inaugural, sobre “Educação e Justiça Social”. A sessão segue depois com uma análise da obra de Manuela Terrasêca e de Laura Fonseca, por Sonia Kruppa (docente da USP – Brasil) e Helena C. Araújo (professora da FPCEUP e diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas – CIIE/FPCEUP), respetivamente. Ambas as intervenções serão comentadas pelas duas docente homenageadas.

A sessão encerra às 19h00 com o tradicional Porto d’Honra.

Sobre as homenageadas

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da U.Porto (1975), Manuela Terrasêca iniciou a sua docência na FPCEUP em 1990, tendo aí completado o mestrado (1996) e doutoramento (2012) em Ciências da Educação. Autora de de uma extensa obra bibliográfica, destacou-se ainda como investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), organismo onde desempenhou vários cargos diretivos e desenvolveu uma vasta obra científica sobre temas como a avaliação de sistemas de formação, a formação e educação de adultos ou a formação e educação permanentes [mais informações].

Laura Fonseca é doutorada em Ciências da Educação pela FPCEUP (2006) e igualmente investigadora do CIIE/FPCEUP. O seu trabalho, traduzido em vários livros e projetos de investigação, incide sobre temáticas como as sexualidades, Estudos de género, a gravidez adolescente ou a  juventude [mais informações].