A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recebe, nos dias 30 e 31 de janeiro, o VI Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias, que terá como “prato forte” a apresentação dos resultados do RESL.eu – Reducing Early School Leaving in Europe, um projeto pioneiro no domínio do abandono escolar precoce a nível europeu.

Financiado pelo 7º Programa-Quadro da União Europeia, o projeto RESL.eu procurou analisar a questão do abandono escolar precoce nos sistemas educativos europeus, partindo dos caso concretos de sete países (Bélgica, Holanda, Portugal, Reino Unido, Espanha, Polónia e Suécia). Liderado, em Portugal, pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, o projeto envolveu também peritos da Áustria e Hungria.

É o resultado desse trabalho que será partilhado e discutido no Porto por investigadores, estudantes e decisores políticos ligados aos domínios da educação e, particularmente, ao fenómeno do abandono escolar precoce. Entre os conferencistas que vão passar pela FPCEUP destacam-se os nomes de Madeleine Arnot (Universidade de Cambridge) e Helena Costa Araújo, Diretora do CIIE e Coordenadora Nacional do projeto RESL.eu.

A apresentação dos resultados RESL.eu servirá também de pretexto para um debate alargado sobre os desafios que se colocam à Europa na área do abandono escolar precoce, bem como as estratégias que vêm sendo implementadas para combater este fenómeno. Desta discussão farão parte nomes como o sociólogo e ex-Ministro da Eduação, David Justino, o vereador da Câmara Municipal do Porto com os Pelouros da Habitação, Coesão Social e Educação, Fernando Paulo, entre outros peritos nacionais e internacionais com trabalho relevante na área de abandono escolar precoce.

A abertura do VI Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias está marcada para as 10h00 de terça-feira, 30 de janeiro. O encerramento ficará a cargo do  Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

A entrada no colóquio é gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].