O Fórum do Porto propõe um debate em torno da salvaguarda sustentável de cidades com significativo valor patrimonial, como é o caso do Centro Histórico do Porto, área classificada pela UNESCO há mais de duas décadas. (Foto: DR).

O grupo de investigação Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) organiza nos dias 20 e 21 de novembro, no Museu Nacional Soares dos Reis, o Fórum do Porto dedicado aos temas do Património, Cidade e Arquitectura.

Passados mais de vinte anos desde a integração do Centro Histórico do Porto na lista de Património Mundial, em 1996, a cidade do Porto apresenta-se como um particularmente interessante ponto de partida para uma discussão alargada a outros casos nacionais e internacionais.

Neste contexto, no “Fórum do Porto – Património, Cidade, Arquitetura” vão ser apresentadas e debatidas aplicações da Recomendação sobre as “Paisagens Históricas Urbanas a cidades Património Mundial” (UNESCO, 2011), reflexões sobre a gestão do património classificado em Portugal e sobre instrumentos municipais de salvaguarda patrimonial, assim como exemplos de intervenções em património edificado na cidade do Porto.

As diferentes mesas redondas do encontro propõem uma discussão que se pretende ampliada a investigadores, técnicos municipais, gestores, profissionais, estudantes e a todos os interessados no debate construtivo sobre a salvaguarda sustentável de cidades com significativo valor patrimonial, como é o caso do Porto.

Entre as presenças confirmadas encontra-se Alexandre Alves Costa (CEAU-FAUP), Ana Roders (UT Eindhoven), Aníbal Costa (UA), Anton Capitel (ETSAM), Bruno Mengoli (ENSAPLV), Carolina Di Biase (Polimi), Clara Pimenta do Vale (CEAU-FAUP), Francisco Barata Fernandes (CEAU-FAUP), João Carlos dos Santos (DGPC), João Pedro Xavier (CEAU-FAUP), José Aguiar (FAUL-ICOMOS), Julia Rey (U. Sevilha), Lino Tavares Dias (CITCEM-CEAU), Maria Helena Barreiros (CML), Marion Harney (U. Bath), Nuno Valentim (CEAU-FAUP), Pedro Alarcão (CEAU-FAUP), Raimundo Mendes da Silva (UC), Ricardo Rodrigues (CMG), Rosário Machado (Rota do Românico), Rui Fernandes Póvoas (CEAU-FAUP), Sérgio Fernandez (CEAU-FAUP), Teresa Andresen e Teresa Cunha Ferreira (CEAU-FAUP).

O “Fórum do Porto – Património, Cidade, Arquitetura” conta com o apoio da APPRUPFundação Marques da SilvaGECoRPA – Grémio do PatrimónioIcomos PortugalInstituto da Construção. Mais informações em www.fa.up.pt ou através do email [email protected].