O programa de Formações Pedagógicas para Docentes da U.Porto já contou com mais de 1.600 participações nos seus dois anos de existência.

O mês de setembro marca também o arranque do “ano letivo” das formações pedagógicas destinadas aos docentes da Universidade do Porto, um programa da Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica que tem por objetivo contribuir para a melhoria das competências de ensino dos professores universitários.

Para assinalar a abertura de mais um ciclo de formações pedagógicas, às 14h30 do dia 15 de setembro realiza-se no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto a sessão “U.Porto: Que Estratégias para a Formação no 3.º Ciclo?”, aberta à participação de todos os docentes da Universidade mediante inscrição prévia gratuita.

A sessão terá como ponto central a palestra “Formação Doutoral – A Experiência da Universidade Nova de Lisboa”, a cargo de Patrícia Rosado Pinto, Pró-Reitora da UNL e coordenadora da Escola Doutoral daquela universidade, a NOVA Doctoral School.

Como o título indica, a palestra irá centrar-se na experiência da NOVA desde que, como parte do seu plano estratégico para 2012-2016, decidiu criar uma Escola Doutoral, com o objetivo declarado de contribuir para a promoção da qualidade, da interdisciplinaridade e da internacionalização dos programas doutorais de toda a universidade. Sem interferir nos programas doutorais já instituídos nas várias Unidades Orgânicas da Universidade, a Escola Doutoral da NOVA oferece formação complementar e voluntária aos doutorandos e orientadores, reforçando a sua formação pessoal e profissional, através de programas de treino de competências transversais.

Patrícia Rosado Pinto, Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa.

A Escola Doutoral da NOVA servirá de mote para o debate subsequente sobre as estratégias futura da Universidade do Porto para a oferta formativa no terceiro ciclo. Um debate que será estendido à plateia do Salão Nobre da Universidade do Porto e que contará ainda com os comentários do Coordenador da Comissão para o Ensino, Qualidade e Avaliação do Conselho Geral da U.Porto, José Fernando Oliveira, e da Diretora do Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP, Isabel Menezes, a Coordenadora Científica do SANFEED (Sustainable Animal Nutrition and Feeding) – Programa Doutoral em Ciência Animal do ICBAS, Luísa Valente, e o Vice-Diretor do Programa Doutoral em Medias Digitais (U.Porto, UNL e UT Austin), José Azevedo. A sessão contará ainda com as intervenções do Vice-Reitor da U.Porto para a Formação e Organização Académica, Pedro Nuno Teixeira, e do Pró-Reitor da U.Porto para a Inovação Pedagógica, Fernando Remião,

As Formações Pedagógicas para Docentes de 2017/18 arrancam já a 20 e 25 de setembro. Desde maio de 2015, quando este programa teve início, realizaram-se 85 formações que contaram com 1.666 participantes. Nestes pouco mais de dois anos de existência, 740 professores frequentaram pelo menos uma formação pedagógica deste programa.