Rui Nunes é professor catedrático da FMUP

Rui Nunes, especialista em Bioética da FMUP e membro da equipa venceu a International Poster Competition of the International Network UNESCO Chair in Bioethics (Haifa).

Uma equipa de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) venceu a International Poster Competition of the International Network UNESCO Chair in Bioethics (Haifa), no âmbito das comemorações do World Bioethics Day 2016, que pela primeira vez se celebra globalmente a 19 de outubro. Em Portugal, as celebrações decorrem na Aula Magna da FMUP, com uma sessão focada na “Dignidade Humana” e nos “Direitos Humanos”.

A equipa composta por Francisca Rego, Guilhermina Rego e Rui Nunes, membros do Departamento de Medicina Comunitária e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP, concorreu com outros 120 países, tendo-se destacado com a apresentação de um poster científico intitulado “Bioethics and Human Rights: The University Declaration on gender Equality”.

“O trabalho que propusemos e que ganhou por votação dos diferentes centros demonstra que faz sentido a Unesco, que é a grande organização de defesa da educação, cultura, ciência e da igualdade, ter como matriz uma declaração de igualdade de género, que é de aplicação tanto em países mais desenvolvidos, como Alemanha ou Portugal, como em países onde a igualdade de género ainda esta a dar os primeiros passos”, explicou Rui Nunes, professor catedrático da FMUP e especialista em Bioética.

“Há todas as condições para podermos fazer aqui um bom trabalho que se venha a traduzir não apenas numa especulação intelectual, mas numa ferramenta concreta que pode ser de grande utilidade, sobretudo, em países onde estes valores estão menos defendidos, mas também em Portugal, onde ainda temos muitos passos para dar”, adiantou o especialista.

Rui Nunes esclareceu ainda que “a ideia é apresentar uma proposta como se fez há 10 anos com o testamento vital à Assembleia da República. Desta vez iremos apresentar a nossa proposta à Unesco para que os seus órgãos próprios venham a discutir e, se for caso disso, aprovar a proposta nos moldes que vamos sugerir”.

Na sessão comemorativa do Dia Mundial de Bioética, Rui Nunes falará sobre “A Bioética e os Direitos Humanos”, seguindo-se a intervenção da deputada Isabel Moreira sobre “Direitos Humanos e Direitos da Mulher”.