A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de inaugurar um gabinete pioneiro de Apoio a Vítimas de Violência no Namoro.

Criado com o objetivo de combater e prevenir o crescente número de casos de violência no namoro que, nos últimos anos, tem sido identificado em Portugal, este serviço nasce de uma parceria com a Associação Plano i, no âmbito do Programa Uni+ (Prevenção da Violência no Namoro em contexto universitário) – financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade – e destina-se a estudantes universitários, independentemente da instituição de ensino superior que frequentam.

As consultas são gratuitas e prestadas por psicólogos especializados na intervenção em vários tipos de violência no namoro – física, psicológica, sexual, ameaças, perseguições ou controlo social. O serviço não se destina exclusivamente a casos atuais e poderá dar apoio psicológico a pessoas que enfrentaram situações semelhantes no passado.

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência no Namoro funciona duas vezes por semana – às segundas-feiras entre as 14h30 e as 18h00 e às sextas-feiras entre as 09h00 e as 13h00 – nas instalações da FMUP

As consultas podem ser solicitadas através do website https://psi.med.up.pt/violencianamoro/.