John R. Bach (à esq.) vai analisar o impacto da Esclerose Lateral Amiotrófica na vida dos doentes. (Foto: DR)

O incurável não tem de ser fatal. É este o mote da sessão que, no próximo dia 8 de novembro, vai trazer a Portugal e à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) o norte-americano John R. Bach,  especialista de renome mundial em suporte de vida ventilatório. Na palestra –  integrada nos Seminários FMUP, onde semanalmente são abordadas temáticas diversas – este professor de neurologia analisará o impacto que a Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A) exerce na vida dos doentes e de que forma a evolução tecnológica permitiu melhorar a sua integração familiar e social.

Os estudos e técnicas desenvolvidas pelo especialista permitiram que pacientes com todo o tipo de patologias neuromusculares beneficiassem de suporte ventilatório não invasivo – abordagem com impacto direto no prolongamento e qualidade de vida. Para ouvir “o outro lado da história”, o encontro – cuja moderação ficará a cargo de Agostinho Marques e Miguel Gonçalves, professores de Pneumologia da FMUP– contará com a intervenção do presidente da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), Pedro Souto. A conversa estender-se-á à audiência, criando-se um espaço para questões e partilha de experiências.

Recorde-se que a Esclerose Lateral Amiotrófica – frequentemente relacionada com o cientista Stephen Hawking e com o Ice Bucket Challenge –  é uma patologia neurodegenerativa que afeta os neurónios motores e cuja progressão compromete o normal funcionamento dos músculos respiratórios. Tal resulta em falência respiratória, que constitui a principal causa de morte. Não sendo evidentes os sintomas da doença, torna-se difícil o seu diagnóstico.

A iniciativa tem início às 15h00, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP. A entrada é livre.

Sobre John R. Bach

John R. Bach é diretor do Centro de Suporte Ventilatório do Hospital Universitário de New Jersey. Especialista em Neurociências, é considerado uma “lenda” da respiração assistida a nível mundial e possui uma basta experiência na prática e ensino e destas técnicas de suporte de vida. O investigador, orador em centenas de palestras e aulas por todo o mundo, tem publicados mais de 400 artigos em revistas científicas de elevado fator de impacto e sete livros de literatura médica.