Daniel Vasconcelos, Nuno Tomada, Miguel Luz Soares, António Ferreira

Daniel Vasconcelos, Nuno Tomada, Miguel Luz Soares, António Ferreira integram a equipa de investigadores e clínicos da FMUP/CHSJ. (Foto: DR)

Um projeto de investigação desenvolvido por Miguel Soares, do Laboratório de Apoio à Investigação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (LAIMM-FMUP), em parceria com a Unidade de Medicina Sexual do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), coordenada por Nuno Tomada, foi distinguido com o Prémio Professor Alexandre Moreira – Investigação em Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução 2015, no valor de 10 mil euros.

Intitulado Identification of new genetic factors underlying severe defects in sperm formation, o projeto premiado tem como objetivo a identificação de novos fatores genéticos subjacentes a defeitos severos na formação de esperma. O trabalho experimental, que assenta numa colaboração entre o LAIMM, a Unidade de Medicina Sexual do CHSJ, e o grupo de Fisiologia Reprodutiva da Universidade de Cambridge (Reino Unido), será realizado integralmente nas instalações do LAIMM pela sua equipa de investigadores e clínicos da FMUP/CHSJ.

“Com este projeto esperam estabelecer-se correlações significativas entre variantes genéticas específicas e defeitos severos na formação de esperma que podem ser utilizados como ferramentas de valor diagnóstico e prognóstico, e alvos de intervenção terapêutica na infertilidade masculina hereditária”, explica Miguel Soares.

A distinção foi atribuída no passado dia 4 de junho, no âmbito do XV Congresso Nacional da SPA e XI Reunião Ibérica de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução, que decorreu no Algarve.