Homenagem Doação de Corpos FMUP, ICBAS e CMPA Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai promover no próximo dia 23 de novembro uma cerimónia de homenagem a todos os cidadãos que, desde 1980, têm contribuído para o Programa de Doação Cadavérica da Unidade de Anatomia do Departamento de Biomedicina da FMUP.

Em comunicado, a FMUP lembra que “a doação de cadáveres para estudo e investigação é um ato de generosidade e filantropismo” e “contribui para formar melhores médicos, com conhecimentos mais sólidos e de maior humanismo e, portanto, mais aptos a tratar dos vivos”. Com esta homenagem, “singela no seu recorte mas de profundo significado social”, a faculdade pretende assim “manifestar um universal reconhecimento por este exercício de grada solidariedade humana”.

Recorde-se que a FMUP, juntamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), celebrou no passado dia 13 de maio um protocolo com a Câmara Municipal do Porto (CMP) que atribui ao Município a responsabilidade pela cremação dos restos mortais de dadores de corpo humano para o ensino e a investigação médica, findos os estudos.

A homenagem tem início às 15h00 e vai ter lugar no Serenarium do Cemitério de Agramonte, onde repousam as cinzas dos dadores.

A cerimónia é aberta a toda a comunidade académica.

Mais informações aqui.