Depois de surgir como um método de intervenção em casos de ansiedade, depressão e de dor crónica, o Mindfulness tem-se destacado em várias áreas da saúde pela sua eficácia. Atenta à aplicabilidade da técnica, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de lançar uma formação na área, especialmente direcionada para profissionais de saúde,

Através deste curso, pretende-se promover nos participantes as competências e conhecimentos necessários para que, através da prática individual, consigam minimizar o efeito das situações de stress com as quais têm de lidar no seu dia-a-dia.

“Médicos, enfermeiros e outros profissionais estão diariamente expostos a cenários muito específicos que podem facilmente levar a burnout. Nesses contextos, a utilização do Mindfulness pode ser uma mais valia para melhorar a forma como enfrentam situações e, assim, protegerem a sua saúde mental”, apresenta Isaura Tavares, docente da FMUP e coordenadora do curso.

“A investigação do Mindfulness tem crescido exponencialmente em todo o mundo e a sua eficácia tem sido demonstrada em centenas de estudos académicos. A evidência científica sugere que os nossos mecanismos neurobiológicos reagem a estas técnicas e, consequentemente, influenciam a forma como reagíamos ao stress e à dor, por exemplo”, acrescenta a investigadora.

Durante a formação, com apoio de profissionais certificados pelo “Center for Mindfulness” da Universidade de Massachusetts, EUA, os formandos explorarão as mais valias do uso pessoal e a sua aplicabilidade em diferentes contextos. A formação prevê, também, um momento de análise no qual serão exploradas estratégias baseadas em Mindfulness que têm sido colocadas em prática na última década. A gestão adequada do stress será um dos pilares centrais da formação e no final os participantes estarão preparados para construir e executar as técnicas necessárias para intervir no seu contexto pessoal.

O curso de Mindfulness em Contextos de Saúde funcionará aos sábados, de 22 de setembro até 19 de janeiro, com uma duração de 28 horas de contacto, nas instalações da FMUP.

Mais informações aqui.