O evento contou com profissionais de 25 países e procurou partilhar experiências entre profissionais. (Foto: DR)

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foram recentemente palco do 29th Annual NIDCAP Trainers Meeting. A iniciativa promovida pelo São João NIDCAP Training Center, visou promover a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas na área da neonatologia.

O evento, que reuniu representantes de 25 países, procurou explorar as metodologias NIDCAP (Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program), uma abordagem focada na leitura detalhada dos sinais comportamentais e individuais de cada bebé, centrada no apoio ao neuro-desenvolvimento e na participação da família. 

Hercília Guimarães, professora catedrática da FMUP e diretora do Serviço de Neonatologia do CHUSJ. (Foto: DR)

“O nosso objetivo é, acima de tudo, promover a formação de profissionais de saúde de serviços e unidades de neonatologia em Portugal”, explica Hercília Guimarães, professora catedrática da FMUP e diretora do Serviço de Neonatologia do CHUSJ.

“Queremos, assim, promover o desenvolvimento de cuidados individualizados centrados no desenvolvimento do recém-nascido prematuro em Portugal, bem como dar suporte às famílias destas crianças e aos profissionais que trabalham nos serviços e unidades de neonatologia”, acrescenta Fátima Clemente, formadora certificada do programa em Portugal e nos países de língua Portuguesa.

Recorde-se que o CHSUJ tornou-se, em abril de 2015, o primeiro centro português integrado na rede NIDCAP. O centro destina-se a todos os profissionais de saúde que trabalham nas unidades de neonatologias entre os quais: médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros. Foram pioneiras neste programa e na formação dada pelo centro as enfermeiras Madalena Ramos, Florbela Neto, Lígia Silva, Carla Castro, a psicóloga Sara Girão e a neonatologista Susana Pissarra.