Me2med

Evento decorre nos dias 19 e 20 de outubro na FMUP

Ter um diploma em Medicina já não garante um emprego no Sistema Nacional de Saúde. E agora? É com esta questão que centenas de jovens médicos e estudantes de Medicina se debatem atualmente. E é para dar respostas concretas a estas preocupações que se realiza, nos dias 19 e 20 de outubro, o 1.º Meeting de Empregabilidade e Empreendedorismo em Medicina, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Numa altura em que a crise de empregabilidade, que afeta jovens graduados de todas as áreas, parece ter chegado finalmente à Medicina, esta iniciativa nasce com o propósito de encontrar novas soluções para os futuros médicos. Para tal, pretende-se “esclarecer os participantes sobre o emprego médico de forma abrangente, fundamentada e muito concreta”, refere Francisco Silva, presidente da AEFMUP.

Para isso o evento vai abordar as questões de uma forma eminentemente prática: “queremos informar sobre a carreira médica em Portugal perspetivando o curto/médio prazo; esclarecer sobre as condições para iniciar a carreira no estrangeiro e sobre as particularidades da contratação de médicos fora do nosso país; e evidenciar a existência de carreiras alternativas à prática clínica”, acrescenta a organização.

Serão também realizados workshops que vão ensinar os jovens a prepararem-se melhor para a competitividade no acesso ao emprego. Temas como a preparação dos currículos, a interação nas entrevistas de emprego ou as noções de marketing pessoal serão tratados em sessões práticas e interativas.

Mais informações e inscrições em http://www.me2med.aefmup.pt/.