pedro_abrunhosa

Pedro Abrunhosa será um dos artistas convidados na grande “festa” de aniversário da FMUP (Foto: DR)

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai assinalar os seus 190 anos de história no próximo dia 25 de novembro, com uma Gala no Coliseu do Porto que contará com a participação de António Pinho Vargas, Be-Dom e Pedro Abrunhosa, na qualidade de artistas convidados.

Organizada em colaboração com o Centro Hospitalar de São João (CHSJ) – no âmbito do consórcio que constituiu o Centro Universitário de Medicina – e com a Câmara Municipal do Porto, a Gala pretende cimentar a parceria fortemente instituída entre estas entidades e outros parceiros nacionais e internacionais, tais como as trinta instituições de saúde portuguesas que acolhem estudantes de Medicina no âmbito do Ensino Clínico, as quatro dezenas de Faculdades de Medicina europeias com as quais a FMUP tem protocolo ou as Escolas Médicas dos PALOP’S que cooperam com esta Faculdade no âmbito da promoção de uma Educação Médica de elevada qualidade.

De acordo com Maria Amélia Ferreira, diretora da FMUP, “este momento permitirá mostrar o profundo agradecimento a quem já ‘viveu’ a FMUP, assim como afirmar a FMUP como instituição de excelência no ensino e na investigação médica, quer em Portugal, quer no Mundo, especialmente nos países de língua oficial portuguesa”.

Durante a cerimónia, a FMUP e a cidade do Porto vão homenagear José Luiz Amaral com o título de Cidadão Honorário Porto Cidade de Ciência. Anestesiologista e professor da Universidade Federal de São Paulo, José Luiz Amaral presidiu, entre 2005 e 2011, à Associação Médica Brasileira. Em 2012, foi eleito para liderar a Associação Médica Mundial (WMA), entidade que congrega 97 países, representando nove milhões de médicos. Ainda no âmbito internacional, o médico luso-brasileiro presidiu também à Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).

“Esta celebração é generosamente patrocinada por variados parceiros e instituições que reconhecem na FMUP e na U.Porto a excelência da sua missão e dos seus profissionais e estudantes, pelo seu esforço, talento e mérito ao longo de décadas”, esclarece a diretora da FMUP.

Para além dos artistas convidados, a Gala integra ainda atuações das Tunas, do Grupo de Fados e do Coro da Faculdade de Medicina.

Os bilhetes têm um custo simbólico de 3 euros e podem ser adquiridos aqui (após autenticação no SIGARRA) por membros da Universidade do Porto, até 3 de novembro.

Mais informações em www.med.up.pt.