IMG_9840PequenaDesde outubro de 2008 até janeiro de 2015, a Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto já efetuou 3.293 rastreios a crianças de Paranhos e 54 ações de promoção de saúde oral em várias escolas desta freguesia do Porto.

O “paranhoSorridente” é um programa de Saúde Oral Comunitária dirigido às crianças do ensino público pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Freguesia de Paranhos da cidade do Porto. A funcionar desde outubro de 2008, tem duas grandes vertentes, a deslocação de crianças às instalações da FMDUP para rastreio e a realização de ações de promoção de saúde oral nas escolas integradas no projeto.

O projeto integra o diagnóstico de problemas de saúde oral, a indicação de necessidades de tratamento e execução dos mesmos, bem como a promoção da saúde oral e resulta de uma parceria estabelecida entre a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e a Junta de Freguesia de Paranhos. Esta colaboração tem como grande objetivo constituir um exemplo a seguir na área da saúde oral comunitária e na interdisciplinaridade da Medicina Dentária em Portugal.