"Encontrar projetos para uma maior cooperação "entre Portugal e Israel é um dos objetivos da nova Embaixadora (Foto: DR)

Tzipora Rimon, a nova Embaixadora de Israel em Portugal, vai estar na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde falará sobre a “Atual Situação Política no Médio Oriente”.

Aberta a toda a comunidade, esta conferência faz parte do programa da primeira visita oficial de Tzipora Rimon ao Porto. Será por isso uma oportunidade inédita para ouvir a diplomata israelita sobre os temas que marcam o presente e o futuro do Médio Oriente.

Nascida em Israel em 1952, Tzipora Rimon licenciou-se em Economia pela Universidade Hebraica de Jerusalém com especialização em Comércio Internacional. Em 1975 iniciou a carreira no Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo sido responsável por uma grande variedade de assuntos, entre os quais as relações económicas de Israel com a Europa, Estados Unidos e Médio Oriente, e integrado o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Económico Regional (caminho multilateral das negociações de paz no Médio Oriente).

Neste regresso a Portugal, onde realizou serviço diplomático nos anos 80, Tzipora Rimon apresenta no currículo um longo percurso de atividades e cargos diplomáticos, dos quais se destacam os de Cônsul-Geral de Israel em Chicago, EUA (1997-2001) e Embaixadora de Israel no Brasil (2004-2008). Para as novas funções de Embaixadora  de Israel em Portugal, cargo que assumiu em agosto passado, assume como objetivos primordiais “partilhar ideias e encontrar projetos para uma maior cooperação entre os dois países, quer a nível político como económico, cultural ou turístico”, conforme se pode ler em nota publicada no site da Embaixada de Israel em Portugal.

A sessão (ver cartaz) terá início às 15h00 na sala de reuniões da FLUP. A entrada é livre.