Espaço Miguel Torga

O Espaço Miguel Torga (São Martinho de Anta, Sabrosa), vai acolher a inauguração mundial da mais recente exposição virtual desenvolvida na FLUP para a plataforma Google Arts & Culture. (Foto: DR)

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) junta-se à programação das Jornadas Europeias do Património 2016 que acontecem nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro. “Comunidades e Culturas em diálogo” é o tema forte deste evento organizado pela Direção Geral do Património Cultural.

As atividades da FLUP são da responsabilidade do Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP) e têm lugar durante o dia 23 de setembro em dois concelhos com cujas comunidades os docentes e os estudantes dos 2º e 3º ciclos têm vindo a desenvolver os seus projetos, numa ação conjunta com as Câmaras Municipais de Penafiel e Sabrosa.

Da parte da manhã, o Museu de Penafiel acolhe dois painéis: Património, museus e comunidades; Relações de integração e desenvolvimento e Penafiel, comunidade(s) e cultura(s). A sessão de abertura contará com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Penafiel, Antonino Aurélio Vieira de Sousa e de Sabrosa, José Manuel de Carvalho Marques; da Diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro; da coordenadora científica do CITCEM, Cristina Cunha e da presidente do DCTP, Lúcia Rosas.

À tarde, no Espaço Miguel Torga (São Martinho de Anta, Sabrosa), após um painel dedicado ao tema Técnicos de cultura e comunidades de acolhimento, será inaugurada mundialmente a exposição virtual “Sabrosa: Território e Património”, disponível na plataforma Google Arts & Culture. Esta exposição foi concebida no âmbito curricular do Mestrado em História da Arte Portuguesa (ano letivo 2015/2016), dando seguimento ao projeto iniciado no ano anterior, “Porto Património Mundial”, também disponível na mesma plataforma. A exposição será inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Manuel de Carvalho Marques e pelo Magnífico Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP tem como missão a criação e transferência do conhecimento nas suas áreas de atuação, consagradas numa experiência pedagógica sedimentada e materializadas num significativo conjunto de colaborações de consultoria e investigação.

As Jornadas Europeias do Património têm já cerca de 800 atividades inscritas. A participação é gratuita.