A evolução das relações entre a Ucrânia e a União Europeia será um dos tópicos em reflexão na FLUP. (Foto: DR)

No próximo dia 23 de maio, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe uma mesa-redonda que terá como tema “A Ucrânia no caminho: da integração na União Europeia”.

A questão da vizinhança e a evolução das relações entre a Ucrânia e a União Europeia; o envolvimento da juventude ucraniana nos processos europeus de desenvolvimento; os aspetos da colaboração entre Portugal e a Ucrânia e o caminho desenhado por aquele país de leste tendo em vista a integração da União Europeia são os tópicos que vão estar em análise ao longo da tarde, no anfiteatro nobre da FLUP. Para os debater estarão nomes como os invesigadores Raquel Freire (Universidade de Coimbra), Andriy Timofeev, Universidade de Aveiro) Valeriy Brazhnyy (U.Porto) e Hennadii Rohovets, Cônsul-Chefe do Consulado da Ucrânia no Porto,

Na sessão de abertura estarão também presentes o Vice-Reitor da Universidade do Porto, António Marques, e a Diretora da FLUP, Maria de Fátima Marinho.

Esta sessão insere-se numa das áreas estratégicas da FLUP, a das Relações Internacionais, que conta já com uma licenciatura e com um mestrado, especificamente destinados a estes estudos. Pretende-se por isso que as várias conferências constituam uma mais-valia para toda a comunidade, nomeadamente os estudantes e professores que elegeram as relações internacionais como objeto prioritário de investigação.

A entrada é livre.