Vista exterior da Cúpula do Planetário do Porto.

Observar o céu como nunca o viu ou falar de filosofia com a ajuda das estrelas. Todas as segundas quintas-feiras de cada mês, a partir das 21h00, passam por aí as duas propostas gratuitas que o  Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) propõe a toda a comunidade, tendo  como palco o Planetário do Porto.

No Mais Perto das Estrelas, o CAUP convida o público a assistir a uma breve demonstração, no interior da cúpula do Planetário, onde se apresenta o céu e os objetos celestes que se podem observar nessa noite.

No final da demonstração, o público desloca-se para o exterior do edifício, onde terá lugar, sempre que as condições meteorológicas o permitirem, observação astronómica com telescópio. A entrada é entrada livre.

Em simultâneo, realiza-se dentro da cúpula do Planetário o Café [Filosófico] Cosmológico, é um espaço de diálogo e reflexão sobre temas da filosofia e do cosmos. O âmbito desta atividade  não é o de uma palestra ou sala de aula, não se procura transmitir ou avaliar conhecimentos adquiridos, mas antes refletir, em diálogo com os outros participantes, sobre os temas e problemas que vão surgindo durante a sessão.

O Cada Café [Filosófico] Cosmológico é organizado em conjunto pelo CAUP e pelo Clube Filosófico do Porto, estando limitado a 24 participantes. As inscrições, que abrem no dia 1 de cada mês, estão disponíveis aqui.