“O Rosto do Porto” - 112 anos da Livra Lello

São 400 bustos, fruto de 300 horas a modelar barro pelas mãos da artista Ester Monteiro, e “pintam”, desde o passado sábado, as prateleiras do renovado piso superior da “livraria mais bonita do mundo”, a Livraria Lello. No dia em que celebrou 112 anos, a emblemática livraria portuense juntou personalidades mais conhecidas e mais anónimas para a apresentação pública de quatro centenas de bustos, desenhados entre novembro de 2017 e janeiro de 2018. Entre estes, contam-se dezenas de figuras da Universidade do Porto, entre docentes, técnicos e atuais e antigos membros da equipa reitoral.

Bustos assinados pela artista Ester Monteiro recriam figuras anónimas, mas também vários rostos conhecidos da cidade do Porto. (Foto. Egidio Santos/U.Porto)

Inaugurado pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, o projeto “O Rosto do Porto”, da responsabilidade artística do Bairro dos Livros e com a escultura de Ester Monteiro, antiga estudante  da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), celebra a cidade do Porto, através dos rostos de quem a faz, habita e representa. A partir de retratos em barro, modelados ao vivo em cerca de 45 minutos, na presença dos retratados, juntam-se, no mesmo espaço, rostos de portuenses anónimos e personalidades conhecidas da cidade.

Da cultura e arte à investigação, ensino, empreendedorismo e inovação, várias são as figuras da Universidade do Porto que recebem por estes dias os visitantes da Lello. Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto, Maria de Fátima Marinho, Maria João Ramos, José Manuel Martins Ferreira, Pedro Teixeira, Vice-Reitores, Manuel Fontes de Carvalho, Fernando Remião e Carlos Melo Brito, Pró-Reitores, são algumas das personalidades que dão a cara pel'”O Rosto do Porto”. A eles juntam-se os arquitetos Siza Vieira e Souto Moura, os dois “Pritzker” portugueses, e antigos professores da Faculdade de Arquitectura (FAUP).

Inauguração do projeto reuniu boa parte dos portuenses retratados. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Reconhecíveis são também os bustos dos cientistas Manuel Sobrinho Simões e Alexandre Quintanilha. Juntam-se a estes José Novais Barbosa, antigo Reitor da U.Porto e Presidente do UPTEC, Álvaro Domingues, professor na Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP), Heitor Alvelos, professor na FBAUP, e Pedro Ramalho, antigo estudante e professor da FAUP.  Também Clara Gonçalves e Fátima São Simão, do UPTEC, fazem parte desta lista…

… que não fica por aqui. Todos os que visitarem o – recentemente recuperado – piso superior da Livraria Lello, podem (re)conhecer rostos conhecidos como os da atleta Fernanda Ribeiro, dos músicos Manel Cruz e Capicua, do escritor Richard Zimler, ou do cineasta João Botelho. Tudo isto num rol de bustos que incluem ainda várias figuras da cidade, como Manuel do Laço, o Senhor Alcino Sousa, do Bolhão, ou a D. Hermínia da “Taberna Santo António”.

O Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, foi um deles. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Ao longo de mais de um século de existência, a Lello afirmou-se como uma das principais exportadoras da língua e literatura portuguesa. Na entrada, é reconhecida pela fachada em betão, com ilustrações de José Bielman e vitral de Gerardus Samuel van Krieken. No interior, é emblemática a escadaria de Francisco Xavier Esteves e os bustos de Abel Salazar retratando Eça de Queirós e Miguel Cervantes e os de Romão Júnior, retratando Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro. A estes nomes, juntam-se agora mais 400 rostos que também ajudam a contar a história da cidade do Porto.