O local escolhido para a realização do 60º Congresso Mundial da International Pharmaceutical Student's Federation foi a Faculdade de Farmácia da U.Porto.

Galardão da Ordem dos Farmacêuticos reconhece o contributo da FFUP para o progresso das Ciências Farmacêuticas.

A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) vai ser distinguida esta sexta-feira, dia 26 de setembro, com a medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos, numa cerimónia que terá lugar no Porto, no âmbito das comemorações do Dia do Farmacêutico.

A Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos reconhece individualidades e instituições que, pela sua ação nos planos académicos, profissional ou social, tenham contribuído, de modo extraordinário para a valorização e o progresso das Ciências Farmacêuticas e a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade, bem como a individualidades e instituições que se tenham distinguido, de modo extraordinário, na área da Saúde.

A entrega da medalha vai decorrer durante a Sessão Solene de Comemoração do Dia do Farmacêutico, que tem início pelas 17h00, no Palácio do Freixo no Porto, e contará com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, e do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos e professor da FFUP, Carlos Maurício Barbosa.

O programa do evento inclui ainda uma conferência de António Lobo Xavier, uma homenagem aos farmacêuticos que completam 50 anos de profissão e a entrega do Prémio “Sociedade Farmacêutica Lusitana” aos melhores estudantes nacionais de Ciências Farmacêuticas. Entre os dez premiados estão Irene Dias e Luísa Santos, ambas formadas em Ciências Farmacêuticas pela FFUP em 2012/2013.

Também no âmbito das comemorações do Dia do Farmacêutico, vai realizar-se no Salão Nobre do Complexo ICBAS/FFUP um simpósio subordinado ao tema “O Farmacêutico no Sistema de Saúde”, onde estarão reunidas diversas individualidades da área das Ciências da Saúde.  “Papel do Farmacêutico no Serviço Nacional de Saúde Britânico” e “O Farmacêutico nas Análises Clínicas na Europa” são alguns dos assuntos que vão estar em discussão numa sessão que vai encerrar com as intervenções de Carlos Maurício Barbosa e de Eurico Castro Alves, Presidente do Infarmed.

A participação nos dois eventos é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informações aqui.