Os veleiros da U.Porto foram vice-campeões nas respetivas categorias.

Uma equipa formada por docentes e estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Universidade do Porto participou no 7th International Robotic Sailing Conference / World Robotic Sailing Championship (IRSC/WRSC) que decorreu em Galway, Irlanda, de 7 a 13 de setembro. Com duas embarcações autónomas (veleiros FASt e Laser ASV), a participação da equipa portuguesa foi preparada cuidadosamente durante os últimos meses, tendo contado com o apoio da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), INESC TEC e AFCEA.

A competição decorreu sob excelentes condições de tempo, pouco habituais na região nesta época do ano, embora a falta de vento no primeiro dia não tenha permitido realizar uma das provas inicialmente prevista. O veleiro FASt venceu as duas provas mais importantes do evento, a regata de frota (fleet race) e a prova de resistência (endurance race), tendo com isso conquistado o segundo lugar da classificação geral na sua classe. O Laser ASV também obteve o 2º lugar da classificação na sua classe (micro sailboats), apesar de não ter conseguido participar em todas as provas realizadas.

Apesar de alguns contratempos motivados por falhas nos sistemas dos veleiros autónomos, a participação da equipa portuguesa foi claramente positiva e com resultados práticos que vão além das classificações atingidas nas provas. A experiência obtida pelos estudantes traduziu-se numa mais-valia para a sua formação como engenheiros, sendo também uma importante fonte de motivação para futuros projetos mais arrojados neste domínio.

Na conferência associada a esta 7ª edição do Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos foi também apresentado um trabalho sobre uma aplicação desenvolvida para a programação e supervisão de missões de veleiros autónomos e foi feita uma apresentação dos veleiros da equipa nacional pelos estudantes da FEUP. Em paralelo com esta conferência decorreu também uma exposição dos veículos autónomos participantes na competição, que veio a traduzir-se numa excelente oportunidade de partilha de ideias e experiências entre as equipas presentes.

Mais informações em http://www.roboticsailing.pt ou através do e-mail [email protected].