A FEUP vai “pintar-se” se azul como forma de alertar para a problemática do Autismo.

O pretexto é a celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de abril). O fim passa por vestir a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) de azul e, com isso, recolher fundos para o apoio a pessoas que sofram daquela doença. É assim que se apresenta o “Dia Azul na FEUP”, uma iniciativa  conjunta Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e da Associação Vencer Autismo que chega à FEUP de 2 a 4 de abril, com o objetivo de alertar a comunidade académica da U.Porto para a problemática do Autismo.

Já esta terça-feira, 2 de abril, todos os frequentadores do campus da FEUP são desafiados a vestirem-se de azul no âmbito de uma campanha que tem decorrido  nas redes sociais. Durante o dia, haverá também uma banca informativa da associação Vencer Autismo instalada na FEUP, com o objetivo de prestar informações e esclarecer dúvidas relativas ao autismo.

Serão igualmente vendidas t-shirts azuis, revertendo as receitas das vendas para essa associação, que dedica a sua atividade a apoiar sem fins lucrativos todos os que são afetados por aquela que já é considerada a grande epidemia do século XXI.

O “Dia Azul na FEUP” associa-se assim ao movimento mundial Light It Up Blue, que consiste na iluminação em azul, no dia 2 de abril, de vários monumentos no mundo inteiro com o objetivo de sensibilizar toda a população para o tema do Autismo. Para além de ícones mundiais como o Empire State Building ou as Cataratas do Niágara serem iluminados a azul, também em Portugal locais como o Cristo Rei, em Almada, ou o Estádio do Dragão, no Porto, serão iluminados com essa cor.

Ainda no âmbito desta parceria entre a  TEUP e a Associação Vencer Autismo, o Grande Auditório da FEUP recebe na quinta-feira, 4 de abril, o IV Encontro Solidário de Tunas, um espetáculo musical que contará com a presença de sete tunas da academia do Porto e cujos lucros de bilheteira revertem na totalidade para a Vencer Autismo. Esta iniciativa é organizada pela TEUP com apoio da FEUP e da sua associação de estudantes, AEFEUP.

Depois do espetáculo, haverá ainda um FEUP Caffé Solidário, festa académica que junta centenas de estudantes do ensino superior e cujos lucros de bares nesta edição reverterão igualmente para a Vencer Autismo.