O evento é aberto às investigadoras, docentes e colaboradoras do Departamento de Engenharia Química da FEUP (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

É um acontecimento à escala mundial e vai acontecer já no dia 12 de fevereiro, quando o relógio marcar as 10h00: o Global Women´s Breakfast fará uma ligação em direto a várias universidades portugueses, incluindo a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) onde investigadoras, docentes e colaboradoras do Departamento de Engenharia Química vão estar à conversa num pequeno-almoço à mesa do qual se irá discutir o o papel das mulheres na química.

Que desafios enfrentam as engenheiras químicas em início de carreira? Fará sentido ainda falar de igualdade de género no local de trabalho? E a progressão na carreira, sofreu evoluções positivas ou ainda há um longo caminho a percorrer? Estas são algumas das questões que servirão de mote para uma conversa que será totalmente dinamizada por mulheres do Departamento de Engenharia Química da FEUP

Arminda Alves, professora catedrática do departamento de Engenharia Química é uma das principais dinamizadoras do “Global Women´s Breakfast: empowering women through chemistry!” na FEUP. “Num departamento de renome colocado no top-20 dos rankings europeus e top-100 nos rankings mundiais, em que as mulheres docentes, investigadoras e técnicas representam cerca de 60% dos recursos humanos, faz todo o sentido associarmo-nos a este movimento mundial de discussão sobre a carreira das mulheres”, admite sem hesitações.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica, que vão acontecer durante o ano de 2019, por decisão da UNESCO. No Porto, o evento vai decorrer em simultâneo na FEUP, na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e no Instituto de Engenharia do Porto (ISEP), que tinham já colaborado e unido esforços no passado mês de janeiro, no arranque das comemorações dos 150 anos, e que resultou na construção de uma tabela periódica humana.

Concurso Tabela Periódica “Para além dos 150 anos”

Ainda no âmbito das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica, foi lançado um concurso que propõe estimular a criatividade artística aplicada ao conhecimento científico. Os interessados em participar devem inscrever-se aqui até 31 de março.

O primeiro prémio, no valor de 1000 euros, vai ser entregue no XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, a decorrer em julho, no Porto.

Mais informações em https://www.iypt2019.pt