O evento de três dias conta com ‘open sessions’, ‘action tanks’ e momentos de networking (foto: D.R.)

Arranca esta segunda-feira, dia 5 de maio, o ACE FORUM– Alliance for Cooperation in Engineering, uma iniciativa que visa criar uma aliança forte entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  (FEUP) e universidades internacionais de renome (ACE Partners) nas áreas do Ensino e da Investigação. Realizado na FEUP, este Fórum pretende reunir os ACE Partners num evento com caráter predominantemente prático, com o objetivo de trabalhar em projetos conjuntos e reforçar laços de cooperação na área da Engenharia.

Com a duração de três dias (de 5 a 7 de maio) e sob o tema “Promover a colaboração internacional no âmbito da estratégia 2020”, o ACE FORUM aborda a Educação e a Investigação como catalisadores da inovação no triângulo do conhecimento pelo que serão, por isso, os dois principais pilares deste Fórum. De frisar que a estratégia europeia 2020 apresenta uma série de desafios e oportunidades para as instituições de ensino superior em todo o mundo, nomeadamente as resultantes das sinergias entre o Espaço Europeu de Educação Superior (EHEA) e o Espaço Europeu da Investigação (ERA).

O primeiro dia do Fórum conta com “open sessions” em torno de temas mais abrangentes relacionados com as sinergias existentes entre a EHEA e ERA. Já para o segundo dia estão reservados “aAction tTanks” que visam a discussão de projetos e interesses comuns entre as universidades parceiras. O evento integra ainda momentos de networking e os “individual meetings” entre docentes e investigadores da FEUP e os participantes internacionais.

Mais informações no site do evento.