(foto: pixabay / creative commons)

No encontro será apresentado um panorama da atividade de I&D da comunidade de Astronomia e Astrofísica Portuguesa (Foto: Creative Commons)

Arranca esta quinta-feira, dia 17 de julho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a 24ª edição do Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), organizado pelo Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço (SIM) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA),

Espaço de reunião entre algumas das principais figuras nacionais ligadas ao estudo da Astronomia e da Engenharia, este encontro servirá para dar a conhecer de perto o novo instrumento que está a ser construído por uma equipa internacional, que conta com a colaboração da FEUP, cujo objetivo passa por estudar o buraco negro central da nossa galáxia, assim como levar a cabo outros estudos como a procura de planetas noutras estrelas, ou o estudo de galáxias longínquas.

Este é contudo apenas um dos motivos de interesse de um encontro que servirá para apresentar um panorama da atividade de investigação e desenvolvimento da comunidade de Astronomia & Astrofísica Portuguesa. As contribuições vão acontecer nos vários domínios temáticos das divisões da União Astronómica Internacional e terão como protagonistas estudantes de doutoramento, professores e investigadores destas áreas.

Os dois dias do encontro serão também ocasião para fortalecer as interações entre os membros da comunidade Portuguesa de Astronomia & Astrofísica, para a apresentação por jovens investigadores dos seus trabalhos e para a atribuição de prémios. O programa do evento inclui ainda um espaço de debate da política científica portuguesa para Astronomia & Astrofísica e um momento de apresentação das valências da cultura científica, impacto económico, inovação e de interação com a sociedade.

Mais informações aqui.