Programa de integração decorre de 4 a 14 de fevereiro (foto: Egídio Santos)

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) dá esta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o pontapé de saída para mais uma edição dos ‘Orientation Days’.  Promovido pela Unidade de Cooperação da FEUP e com a duração de duas semanas, o programa dá as boas vindas a mais de 200 estudantes de mobilidade provenientes de cerca de 22 países, ajudando-os a desvendar a Universidade e a cidade Invicta, sem esquecer o esclarecimento de dúvidas e o apoio académico.

A decorrer até 14 de fevereiro, o programa de acolhimento arranca com três dias dedicados à apresentação da FEUP e seus departamentos, com direito a uma visita ao campus da faculdade e a apresentações dos grupos estudantis que a integram. A noite de dia 6 de fevereiro está reservada para um animado programa ‘social’ com uma festa a decorrer na icónica rua portuense ‘Galerias de Paris’. Segue-se um dia dedicado à exploração da cidade do Porto, com direito a degustação da típica ‘francesinha’.

A semana seguinte do programa – de 11 a 14 de fevereiro – destina-se inteiramente ao atendimento dos estudantes estrangeiros recém-chegados, com vista ao esclarecimento de questões, entrega de documentos necessários e orientação personalizada.

Esta iniciativa, inserida num programa alargado de softlanding que a FEUP disponibiliza à comunidade internacional, conta ainda com outras ações de integração social e académica: um Curso Intensivo de Português para Estrangeiros na FEUP; o programa de voluntariado ‘FEUP Buddy’, em que estudantes regulares promovem a integração dos estudantes estrangeiros num novo ambiente académico, social e cultural; o “contact point” que apoia os estudantes, investigadores, docentes e técnicos estrangeiros de forma personalizada desde o processo de candidatura até depois das estadias terminadas, e ainda diversos eventos culturais e científicos, divulgados ao longo do ano letivo.

Mais informações na página dos Orientation Days.