(foto: )

A Semana Profissão Engenheiro é uma iniciativa de comprovado sucesso. (Foto: Filipe Paiva)

São 68 atividades distribuídas por 24 percursos que os alunos do Ensino Secundário podem explorar a partir de 14 de março, na edição 2016 da Semana Profissão: Engenheiro (SPE) , promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A iniciativa prolonga-se até dia 16 e espera receber cerca de 1500 participantes.

“Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo” são as cinco profissões que encabeçam as 68 atividades que pretendem dar a conhecer o lado multidisciplinar da engenharia. Além das atividades transversais, existe ainda a possibilidade de participar em nove percursos monotemáticos, especificamente direcionados para alunos do 12º ano com uma ideia bem definida da área de engenharia favorita.

A edição deste ano volta a oferecer a sessão “Espelho meu: que curso para um filho meu?”, destinada a todos os encarregados de educação que tencionam esclarecer dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. Vão decorrer duas sessões, uma no dia 14 e outra no dia 15, ambas entre as 18h30 e as 20h00, sendo que este ano foi introduzida uma novidade: os pais e encarregados de  educação têm a oportunidade de se inscreverem numa visita geral pela FEUP, a decorrer antes das apresentações. Nestas sessões, docentes da FEUP estão à disposição dos pais e professores, de forma a desmistificar cada uma das áreas de engenharia e para promover uma tomada de decisão do aluno para o seu percurso académico-profissional mais informada e consciente e conciliada com pais e professores.

De forma a incentivar a participação dos estudantes nas atividades, foi criado o concurso de Instagram “Há mais para além da Engenharia”, que premeia a fotografia que melhor retrate as  particularidades do mundo da Engenharia. O vencedor tem a oportunidade de “Ser estudante FEUP por um dia” (uma experiência em que pode descobrir como é fazer parte do mundo académico) e ganha também uma sweatshirt da FEUP.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados pormenorizadamente de forma a materializar a importância das diferentes engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e na construção de um Mundo melhor.

As inscrições decorrem até ao dia 26 de fevereiro e podem ser efetuadas no  site do evento.