O simulador rFactor é utilizado massivamente por centenas de pilotos antes das corridas em pista (foto: DR)

Apaixonados por carros de corrida? Guardam e jogam em casa este tipo de jogos? Sempre sonharam vir a participar numa competição deste género? Então é bem provável que venham a garantir um lugar na “Academia Autosport GT”, uma competição virtual que conta com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que dará ao vencedor a oportunidade de mostra os seus dotes como piloto na vida real.

A competição é organizada pelo jornal AutoSport e pela GT Competizione e pretende reconhecer o melhor jogador de rFactor. Trata-se de um simulador de corridas muito aproximado da realidade e por isso muito utilizado por centenas de pilotos antes das suas corridas em pista. Desta forma, os pilotos têm a possibilidade de treinar a sua condução e conhecer melhor os circuitos.

A competição é composta por dois troféus: o Troféu FEUP e o Troféu Abarth, contando com o apoio da FEUP e da Abarth, respetivamente. Para participar,  é necessário efetuar uma inscrição, no valor de 5 euros (que dá acesso a um dos troféus), que permite participar na fase de pré-qualificação. Nesta fase, cada piloto recebe um link de acesso ao servidor, de acordo com o troféu em que se inscreveu (existem 70 vagas por troféu), e tem 30 dias para obter o melhor tempo possível na plataforma.

Seguem-se dois campeonatos em cada troféu, compostos por seis provas e 35 participantes cada um. Os campeonatos decorrem de janeiro a junho, sempre à sexta feira, e necessitam de uma inscrição por piloto, no valor de 50 euros.
Após esta fase serão apurados os 17 melhores pilotos por campeonato, (34 pilotos por troféu e 68 no total), que ficam aptos para a fase final. Os primeiros quatro classificados da fase final de cada um dos troféus leva para casa um prémio.

No caso do Troféu FEUP, o primeiro classificado tem a oportunidade de participar num fim-de-semana de provas no Challenge Desafio Único, uma iniciativa da responsabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e organizada com a colaboração da Federação Portuguesa de Automóvel e Karting (FPAK).

As inscrições (podem inscrever-se para maiores de 16anos, sendo vetada a participação a pilotos que tenham tido licença desportiva de automóvel nos últimos cinco anos. São permitidos pilotos de karting federados) no Troféu FEUP decorrem até dia 14 de dezembro, aqui.

Para os que não ficaram totalmente convencidos, a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) promove no próximo dia 4 de dezembro demonstração do sistema rFactor aberta a todos os interessados.