O prémio foi entregue durante o evento FEUP Summer Sunset (foto: Susana Neves)

‘CafECO – café de forma ecológica’ é o nome do projeto que pretende consciencializar a comunidade universitária para a utilização excessiva de plástico e que venceu a 1.ª fase da 2.ª edição do Concurso Mais Ideias Sustentáveis, promovido pelo Comissariado para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Assinada pelas investigadoras Kemilly Garcia, Maria Inês Meyer e Ana Catarina Domingues, a ideia foi selecionada entre 39 propostas e pretende incentivar o uso de chávenas reutilizáveis, combatendo o excesso de resíduos de plástico das máquinas de café.

A ideia surgiu da constatação de um hábito muito presente na cultura portuguesa: o consumo de café. E com este consumo, especificamente na realidade da FEUP, vem também o gasto diário de grandes quantidades de copos descartáveis. Acontece que, mesmo que o utilizador tenha a consciência do impacto ecológico associado à utilização destes copos, a maioria das máquinas não dá a opção de escolha de utilização de recipiente próprio. Além disso, não existem recipientes para a recolha seletiva nas zonas exteriores do campus, onde a comunidade se junta para beber o café.

A preocupação ecológica, o grande consumo de água para produzir os copos (cerca de 3 litros de água por unidade) e ainda a existência de componentes presentes no material que podem não ser seguros quando contactados com bebidas quentes, levaram a que as três investigadoras lançassem as seguintes ideias: distribuir  canecas de café reutilizáveis; garantir que todas as máquinas de café tenham implementada a opção de café sem copo; eventualmente aumentar o preço do café  quando selecionada a opção de café em copo descartável; adicionar ‘papa-copos’ próximo dos caixotes de lixo comum nas zonas exteriores e ainda promover um concurso de reciclagem entre os diferentes departamentos da Faculdade de Engenharia.

A entrega do prémio (uma bicicleta patrocinada pela Órbita) aconteceu no passado dia 7 de julho, durante o evento FEUP Summer Sunset.

O concurso “Mais Ideias Sustentáveis” conta já com duas edições e, com elas, cumpre dois grandes objetivos: por um lado, sensibilizar a comunidade FEUP para as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável e, por outro, recolher ideias que possam ser implementadas e que contribuam para o bem-estar da comunidade e para a sustentabilidade da instituição.