Iniciativa visa alertar para a necessidade de manter os edifícios para evitar a reabilitação a custos elevados.

Está lançado o mote para o debate sobre a gestão de edifícios que vai marcar a 1ª Conferência sobre Manutenção de Condomínios, iniciativa que decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esta segunda-feira, dia 23 de setembro, e que pretende esclarecer todas as temáticas relacionadas com a gestão de edifícios, desde as infraestruturas, enquadramentos legais, passando pelas questões de segurança até à fiscalização.

Sensibilizar a comunidade para a necessidade de profissionalização para uma administração diária de um condomínio e alertar para a necessidade de manter os edifícios para mais tarde evitar a reabilitação a custos muito superiores são dois dos objetivos de um debate que vai reunir condóminos, administradores/gestores de condomínios e especialistas neste setor. Procura-se, desta forma, transpor para a gestão de edifícios (neste caso de condomínios) os conhecimentos em torno do comportamento de edifício em serviço que têm sido desenvolvidos em ambiente universitário.

Além das temáticas em análise, vão ser expostos case study de forma a corporizar todas as dificuldades sentidas e necessidades de melhoria no âmbito da manutenção de condomínios. Procura-se desta forma transpor para a gestão de edifícios (neste caso de condomínios) os conhecimentos em torno do comportamento de edifício em serviço que têm sido desenvolvidos em ambiente universitário.

Organizada conjuntamente pela FEUP /GEQUALTEC (Grupo de Investigação em Gestão Qualidade e Tecnologia da Construção) e APEGAC (Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínio), a 1ª Conferência sobre Gestão de Edifícios – Manutenção de Condomínios visa sensibilizar para a polémica da necessidade de profissionalização na administração diária de um condomínio.

Durante a palestra vai ser lançado o livro “LVO2 – Fenómeno de Fissuração em Paredes e sua Reparação”, da autoria de Vítor Abrantes, professor da FEUP, que será distribuído pelos participantes.

O programa detalhado do evento pode ser consultado aqui.