(foto: creative commons)

O curso vai ser apresentado a 28 de setembro, no Porto (Foto: Pixabay /Creative Commons)

Como é que a Engenharia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade através das tecnologias? É essa a pergunta que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) pretende responder através do lançamento de um curso online gratuito especialmente destinado a atuais e futuros engenheiros interessados nos domínios ligados à Engenharia ao Serviço da Comunidade.

Lecionado pelos docentes da FEUP Bárbara Rangel, António Torres Marques e Alfredo Soeiro, o curso – ainda sem data de lançamento prevista – vai funcionar em colaboração com a escola Thomas More, Bélgica (instituição coordenadora) e com escolas parceiras. O  principal objetivo passa por sensibilizar os participantes para algumas das ferramentas de intervenção existentes nesta área.
 

Com funcionamento em regime de e-learning, o curso vai entao explicar como a Engenharia e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem apoiar grupos vulneráveis da sociedade e melhorar a acessibilidade e a mobilidade em geral.

A apresentação do curso terá lugar a 28 de setembro, na sede da Ordem dos Engenheiros Região Norte, no Porto., durante uma sessão pública que vai coincidir com a apresentação dos resultados do CSE – Community Service Engineeering, um projeto internacional financiado pela Comissão Europeia  no qual a Ordem dos Engenheiros está, desde 2014, integrada enquanto membro do conselho consultivo, e que tem a FEUP como entidade parceira.

A sessão pretende assim mostrar os resultados obtidos pelo projeto, que culmina os trabalhos a 30 de setembro, a cidadãos, engenheiros e estudantes.  Haverá ainda espaço para demonstração da criação de uma base de dados com temas de investigação nesta área e para a apresentação de aplicações com casos de estudo.