A FEUP prevê construir mais 15 mil m2 úteis para usufruto de toda a comunidade (Foto: DR)

“Estudar, projetar, construir e equipar, até 2022, dois edifícios no Campus da FEUP, zona nascente, com um espaço útil de cerca de 15 000 m2, de natureza multidisciplinar, para apoio à educação, investigação e inovação; incluindo as componentes laboratoriais.” Foi na sequência desta linha de ação proposta pelo Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que uma comitiva de 17 elementos se deslocou recentemente – de 21 a 23 de outubro – à Universidade de Sheffield (Reino Unido), em busca das melhores práticas que possam ser implementadas no  Campus da FEUP.

Liderada pelo próprio João Falcão e Cunha, recentemente reeleito Diretor da Faculdade de Engenharia, a visita contou ainda com a participação dos elementos da Comissão Executiva Ana Maria Mendonça, Carlos Rodrigues e António Augusto Sousa, de docentes representantes da maioria dos Departamentos da Faculdade e ainda dos Diretores dos Serviços de Comunicação e Cooperação e dos Serviços Técnicos e de Manutenção, com o objetivo de conseguir reunir uma visão 360º das necessidades e dificuldades sentidas pela comunidade. E como os estudantes não podiam deixar de estar representados, também Diogo Pimenta, Presidente da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), participou na iniciativa.

O primeiro local a ser visitado foi o Advanced Manufacturing Research Centre (AMRC) da Universidade de Sheffield, um centro de classe mundial para a investigação e desenvolvimento de soluções, processos e tecnologias de futuro. Aproveitando a deslocação a Sheffield, houve ainda oportunidade de visitar um Instituto específico de Engenharia de Materiais (The Materials Engineering Research Institute [MERI]), este último pertencente à Universidade Sheffield Hallam, onde foi possível contactar com algumas soluções tecnológicas de ponta.

No dia 23 de outubro, a comitiva visitou o edifício ‘Diamond’, um espaço da Universidade de Sheffield que abriu as suas portas à comunidade académica em 2015 e que representa um verdadeiro ícone em termos de uma infraestrutura promotora da interdisciplinaridade e do bem-estar dos seus utilizadores. Salas de estudo, espaços de trabalho colaborativo disponíveis 24 horas por dia, estúdios multimédia e laboratórios modernos são apenas alguns dos exemplos que tornam este edifício um verdadeiro caso de estudo.

Seguiram-se visitas a vários Centros de Investigação da Universidade, ao Laboratório de Validação e Verificação, Centro Translacional Royce em Advanced Manufacturing e ainda ao Centro Integrado de Engenharia Civil e Infraestruturas.

Recorde-se que as atuais instalações da FEUP foram projetadas nos anos 80 do século passado, ou seja, antes da grande difusão na sociedade dos computadores pessoais, telemóveis e da própria internet. Como tal, é natural que haja uma necessidade de repensar os espaços físicos existentes e de criar novas estruturas que fomentem a aprendizagem ativa e colaborativa, a criatividade e a interdisciplinaridade, facilitando a interação entre professores e estudantes, apoiando métodos que potenciam o envolvimento, a motivação, a mudança de atitudes e o sucesso escolar.

Os futuros 15 mil metros quadrados pensados para a FEUP irão naturalmente beber não só à experiência desta visita internacional, mas também a exemplos nacionais como o UPTEC. Pretende-se que os espaços construídos contem com o apoio de financiamento de programas externos e serão de livre utilização para toda a sua comunidade, incluindo estudantes dos vários cursos, graus e nacionalidades, com ligações dentro da FEUP e ao exterior.