Feira visa proporcionar aos finalistas da FEUP um primeiro contacto com o mercado de trabalho

A partir desta terça-feira, 6 de novembro, e durante  três dias, os estudantes finalistas dos cursos da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) vão ter a oportunidade de conhecer a realidade de algumas empresas que buscam novos talentos. O pretexto será mais uma edição do FEUP First JOB, um dos maiores eventos nacionais de recrutamento em contexto académico e que contará este ano com a participação de empresas europeias e do Brasil interessadas em conhecer as qualidades dos jovens engenheiros portugueses.

Promover o emprego junto dos estudantes e o recrutamento de novos colaboradores pelo tecido empresarial é o grande objetivo desta feira, que este ano conta com a participação de empresas europeias e também de uma empresa brasileira. De forma a facilitar o contacto entre estudantes e empresas estão previstas diversas atividades, que passam pela participação em palestras, entrevistas rápidas de selecção, workshops de desenvolvimento de soft silks, recrutamento de estudantes e espaços de networking.

Das iniciativas integradas no FEUP First JOB, destaque ainda para os Workshops de Empregabilidade – SKILLS2GROW, a existência de um stand permanente de Aconselhamento de Carreira e acções como o FEUPitch (apresentações de dois minutos dos estudantes), o On-The-Spot Job Interview (entrevistas de 30-40m das empresas aos estudantes selecionados no FEUPitch) e os ChatRoom & Case Study (apresentações de temas práticos pelas empresas aos estudantes).

Nas diversas atividades de networking previstas para as empresas, a novidade é a Mesa Redonda que, logo no primeiro dia do evento, a partir das 11h, vai sentar professores e investigadores da FEUP de um lado e CEO’s de empresas do outro. Pretende-se deste modo promover a interação entre os oradores e as empresas participantes nesta edição do FEUP First Job, o âmbito das dissertações em ambiente empresarial e ainda a partilha de exemplos de boas práticas, no âmbito da colaboração entre o universo das empresas e da FEUP.

O FEUP First Job é uma oportunidade única para dar a conhecer o universo empresarial aos estudantes e de proporcionar aos finalistas da FEUP um primeiro contacto com o mercado de trabalho. Recorde-se que, no último inquérito realizado em maio de 2012, os dados de empregabilidade da FEUP referem que 80% dos inquiridos graduados em 2010/2011 encontraram o seu primeiro emprego num período de seis meses após término do curso. O número sobe para 83% se forem considerados os bolseiros de investigação em Doutoramento e para 90% se até um ano após o fim do curso.

Mais informações em www.fe.up.pt/firstjob