O manual, da autoria de Clito Afonso, é dirigido especialmente aos estudantes de Engenharia Mecânica

A FEUP edições acaba de editar um novo manual. “Termodinâmica para Engenharia”, da autoria de Clito Afonso, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, é a mais recente adição ao já extenso catálogo da editora.

A termodinâmica é, de entre as grandes áreas científicas e técnicas, uma área-mãe por excelência visto que suporta a problemática da conversão energética “calor vs. Trabalho” ou “energia térmica-energia mecânica” e constitui o lastro das ciências da vida.

No presente contexto de um manual de termodinâmica dirigido especialmente aos estudantes de Engenharia Mecânica valorizam-se os princípios básicos e estrutura-se a conceptualização e a estratégia da utilização da termodinâmica em torno da noção de sistema e das suas interações com a referência que é o ambiente.

Existem numerosos textos sobre esta temática o que poderá tornar difícil por parte dos leitores a escolha. Pretende-se com este livro que todos os conceitos relevantes da Termodinâmica sejam englobados de forma sistemática num único texto coerente que possa servir para os cursos de engenharia e de física, quer do segundo, quer do terceiro ciclo.

Sobre o autor:

Clito Afonso é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da FFEUP, tendo iniciado a atividade como Assistente Eventual em 1978, ano da sua licenciatura. Concluiu o Mestrado em Engenharia Térmica em 1986 e o Doutoramento em Engenharia Mecânica, em 1989. Em 2004 prestou as provas para Agregação em Engenharia Mecânica. Fez toda a carreira docente, de investigação e consultadoria industrial no DEMec, IDMEC (Pólo FEUP) e INEGI.

É regente de várias disciplinas na área da termodinâmica aplicada e da ventilação em diversos cursos da FEUP. É investigador e responsável no âmbito de vários projetos inovadores de I&D, de âmbito nacional (FCT) e internacional (EU), incidindo nas áreas científicas citadas.

Faz parte do Conselho Consultivo do Organismo de Certificação de Pessoas (OCP) do Centro Tecnológico para a Indústria Térmica, Energia e Ambiente (CENTERM), é membro da European Society for Experimental Mechanics (EURASEM), pertence à Sociedade Espanhola de Ciências e Técnicas do Frio (SECYTF) e é membro do quadro de diretores da World Society of Sustainable Technologies (WSSET).