"Os Bambinos" arrecadaram o 1º prémio da maratona de inovação promovida em parceria com a Sonae.

O  Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produto e Serviços (CiPS), recentemente lançado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), promoveu uma iniciativa com a  SONAE no sentido de promover a inovação e o empreendedorismo na instituição.

Maratona de Inovação decorreu  no passado mês de outubro e desafiou os estudantes da FEUP a desenvolverem e apresentarem os seus próprios projetos de inovação. Foram 29 horas non-stop, essencialmente dedicadas a uma tarefa: programar uma aplicação mobile na área do e-commerce. Em jogo estavam alguns prémios como i-pads e cheques prenda oferecidos pela Sonae, mas também a possibilidade de colocar em prática a aplicação vencedora.

Pensada com o intuito de estimular e apoiar projetos de inovação numa lógica de colaboração estreita entre o mundo académico e o setor empresarial, esta Maratona mobilizou 188 estudantes – organizados em 22 equipas – na criação de uma “app/website mobile” que permitisse a transposição do serviço da loja online do Continente para dispositivos móveis. No final, a vitória sorriu aos“Os Bambinos”, equipa composta por Mariana Ribeiro, do Mestrado de Multimédia; Ana Rodrigues, do Mestrado de Engenharia Industrial e Gestão e Henrique Teixeira de Sousa, Luís Pereira, Nuno Oliveira, Ricardo Teixeira, do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

A proposta vencedores propõe a maneira mais simples de fazer a lista de compras (com papel e caneta) para uma app. Na prática, o utilizador escreve na sua aplicação do telemóvel um item da sua lista de compras (ex: arroz), esta automaticamente vai buscar dados históricos da conta online e/ou cartão de cliente, e adiciona o tipo de arroz que normalmente o cliente costuma comprar. Uma ação que permite ao consumidor poupar muito tempo e energia no que respeita as suas compras semanais ou  até mesmo mensais.

Do conjunto de estudantes que participaram na maratona geraram-se centenas de ideias que, para chegaram à final, tiveram que ultrapassar três apresentações intermédias junto de um júri constituído por elementos da Sonae e da FEUP. A Maratona contou com o envolvimento de estudantes de várias nacionalidades – Portugal, Brasil, Holanda, Indonésia e Espanha – e superou as expectativas de participação.