Aplicação informática agrega cerca de 7 milhões de notícias, que correspondem aos últimos 25 anos da história de Portugal.

É uma viagem no tempo, através das notícias e do arquivo da Agência LUSA, pensada sobretudo para jornalistas, mas aberta a toda a comunidade. Para a fazer, basta “subir a bordo” da “Máquina do Tempo”, uma tecnologia pioneira na área de jornalismo computacional, criada no Laboratório SAPO/U.Porto com o objetivo de facilitar o acesso a acontecimentos históricos e às notícias que marcaram a vida de Portugal e do mundo nos últimos 25 anos.

Numa abordagem original, que usa as personalidades e as suas ligações, os dados são apresentados numa linha do tempo que permite viajar e enquadra a pesquisa no ano ou mês das notícias. Ao todo são 7 milhões de notícias que representam mais de um quarto de séculode Portugal, com 110 mil personagens que marcaram a história recente do país e do mundo, existindo no total mais de 8 milhões de ligações entre as diferentes personalidades.

Com coordenação de Eugénio Oliveira e Cristina Ribeiro (U.Porto) e Celso Martinho e Benjamin Júnior (SAPO)“A Máquina do Tempo” resulta de um conjunto de projetos que nos últimos cinco anos decorreram no Laboratório SAPO/U.Porto. Esses projetos serviram para resolver problemas específicos, como, por exemplo, a identificação e desambiguação das individualidades  mencionadas nas notícias, e os resultados de alguns deles foram agora combinados numa ferramenta única. As áreas científicas envolvidas incluem extração de informação de texto, visualização de informação, pesquisa multimédia, análise de sentimentos, recomendação musical, deteção de opiniões nos media sociais e análise de relações em redes. Estes projetos exploram grandes coleções de dados, de que são exemplo notícias, blogues, imagens jornalísticas, músicas e mensagens na rede social Twitter.

Apesar da declarada vertente jornalística, o serviço vai ficar disponível na Web para o público em geral. Além de uma ferramenta de investigação, o projeto português pretende funcionar como uma janela sobre a história da rede de ligações que permite analisar a evolução das personalidades através da linha de contactos que estabeleceram ao longo do tempo, com as diferentes áreas sociais e com outras personalidades.

Na opinião de Cristina Ribeiro, professora na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e coordenadora técnica do Laboratório SAPO/U.Porto, a “Máquina Do Tempo” é “o resultado de uma colaboração entre a Universidade do Porto e o SAPO que tem permitido lançar pequenos projetos que revelam o nível da investigação na U.Porto. Resultados como a “Máquina Do Tempo” mostram que esta parceria tem um valor que a pode levar muito além dos pequenos projetos, ao explorar grandes repositórios de informação”.

A “Máquina do Tempo” é oficialmente apresentada esta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 11 horas, na FEUP, através de uma demonstração “live”.