A equipa da FEUP debruçou-se sobre as estratégias corporativas e de negócio da Sage (foto: D.R.)

A equipa da FEUP debruçou-se sobre as estratégias corporativas e de negócio da Sage (foto: D.R.)

Um grupo de estudantes do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) realizou um estudo sobre a empresa de software e serviços Sage, no sentido de desenvolver competências de análise em contexto empresarial.

Bárbara Costa, Bruno Machado, Nabila As’ad, Marta Ferreira, Sara Guerreiro e Sílvia Loureiro foram os elementos do grupo que, no âmbito da unidade curricular “Estratégia e Competitividade Empresarial”, se debruçou sobre as estratégias corporativas e de negócio da Sage. A escolha da empresa recaiu na Sage pelo facto de ser líder mundial no desenvolvimento de software de gestão e serviços para pequenas e médias empresas (PME) e pela diversidade de clientes que possui, condição essencial para a compreensão dos métodos estratégicos e corporativos.

Sílvia Loureiro, representante do grupo, considera que “esta experiência, na perspetiva de estudante e enquanto futura integrante do mercado de trabalho na área de engenharia de serviços e gestão, permitiu adquirir um conhecimento da realidade na definição da abordagem de uma organização ao mercado, partindo dos seus recursos até à comunicação externa”. A estudante Bárbara Costa enfatiza a importância da iniciativa no sentido em que o projeto permitiu abrir mais horizontes do conhecimento e alargar o âmbito dos serviços que, até agora, passava muito por termos académicos e da literatura. “A possibilidade de trabalhar um caso real e de aceder diretamente da fonte às informações pertinentes faz deste tipo de iniciativas, que ligam empresas às faculdades, uma mais-valia para adicionar ao nosso percurso académico”, refere.

João Falcão e Cunha, docente da FEUP e director do MESG, frisa que desde a criação do MESG que a empresa Sage tem prestado apoio de diversas formas, tendo inclusivamente, em outubro de 2006, subscrito uma carta formal de apoio à criação do curso. Colaboradores da Sage têm vindo a desenvolver novas competências no MESG e a Sage tem sido participante e patrocinador dos Congressos de Engenharia de Serviços e Gestão (CESG), partilhando a sua experiência com a comunidade de estudantes, docentes e convidados. Uma aproximação muito importante para que os estudantes do MESG possam ter mais contacto com o meio empresarial e para que as competências desenvolvidas sejam mais valorizadas no mercado.

Também a Sage se encontra empenhada no fortalecimento da parceria: “Numa economia cada vez mais exigente, as empresas privilegiam profissionais que aliam os conhecimentos teóricos à prática e ao contacto com as tecnologias de informação. Ao longo dos anos, a Sage tem feito uma aposta cada vez maior na criação de Parcerias com Instituições de Ensino e esta experiência foi para nós muito enriquecedora, na medida em que deu também à Sage a oportunidade de promover uma maior aproximação destes estudantes ao mundo empresarial. Assim, a Sage apoiou a concretização deste trabalho, facultando diversas informações de caráter institucional bem como algum merchandising que foi posteriormente distribuído durante a apresentação do projeto.

Conheça mais sobre a Sage aqui.