Trabalho dos investigadores foi publicado recentemente na prestigiada revista PLoS ONE.

Um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), em parceria com a University of Southern Denmark (SDU), desenvolveram um novo método que permitirá diagnosticar infeções microbianas diretamente no corpo humano, através de uma técnica não-invasiva. Esta nova técnica não necessita de recorrer a biópsias ou amostras de sangue, como acontece atualmente.

O trabalho dos investigadores permitiu desenvolver um diagnóstico em tempo real, capaz de detetar sequências específicas de ácidos nucleicos de microrganismos patogénicos a 37 ºC e em condições semelhantes às encontradas no interior do corpo humano. O primeiro método, publicado recentemente na revista PLoS ONE, centrou-se na deteção da Helicobacter pylori, uma bactéria existente no estômago humano que é um fator de risco para o desenvolvimento de úlceras de estômago e cancro gástrico.

Este novo método de diagnóstico utiliza metodologias avançadas de modificação de ácidos nucleicos que, juntamente com métodos de biologia molecular mais estabelecidos, permitem uma deteção sensível e específica da bactéria. O método foi testado em laboratório em condições semelhantes às encontradas no interior do corpo humano, mas espera-se em breve iniciar com os testes em animais. No futuro, esta metodologia poderá ser também aplicada a outros tipos de microrganismos que infetam frequentemente os seres humanos.

Na opinião de Nuno Azevedo, investigador da FEUP, este estudo reveste-se da maior importância uma vez que “poderá ter um profundo impacto na forma como os diagnósticos das infeções microbianas serão efetuados no futuro”, e com isso revolucionar uma parte importante da medicina.

Recorde-se que a Biomode SA, uma spin-off portuguesa da área dos diagnósticos, demonstrou já interesse em acompanhar esta linha de investigação com vista à possível comercialização de kits de diagnóstico baseados em sondas de LNA.