FEUP e IPATIMUP inovam no diagnóstico de infeção ligada ao cancro

Trabalho dos investigadores foi publicado recentemente na prestigiada revista PLoS ONE.

Um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), em parceria com a University of Southern Denmark (SDU), desenvolveram um novo método que permitirá diagnosticar infeções microbianas diretamente no corpo humano, através de uma técnica não-invasiva. Esta nova técnica não necessita de recorrer a biópsias ou amostras de sangue, como acontece atualmente.

O trabalho dos investigadores permitiu desenvolver um diagnóstico em tempo real, capaz de detetar sequências específicas de ácidos nucleicos de microrganismos patogénicos a 37 ºC e em condições semelhantes às encontradas no interior do corpo humano. O primeiro método, publicado recentemente na revista PLoS ONE, centrou-se na deteção da Helicobacter pylori, uma bactéria existente no estômago humano que é um fator de risco para o desenvolvimento de úlceras de estômago e cancro gástrico.

Este novo método de diagnóstico utiliza metodologias avançadas de modificação de ácidos nucleicos que, juntamente com métodos de biologia molecular mais estabelecidos, permitem uma deteção sensível e específica da bactéria. O método foi testado em laboratório em condições semelhantes às encontradas no interior do corpo humano, mas espera-se em breve iniciar com os testes em animais. No futuro, esta metodologia poderá ser também aplicada a outros tipos de microrganismos que infetam frequentemente os seres humanos.

Na opinião de Nuno Azevedo, investigador da FEUP, este estudo reveste-se da maior importância uma vez que “poderá ter um profundo impacto na forma como os diagnósticos das infeções microbianas serão efetuados no futuro”, e com isso revolucionar uma parte importante da medicina.

Recorde-se que a Biomode SA, uma spin-off portuguesa da área dos diagnósticos, demonstrou já interesse em acompanhar esta linha de investigação com vista à possível comercialização de kits de diagnóstico baseados em sondas de LNA.