(Foto: Egídio Santos/FEUP)

Estão abertas as inscrições para uma das iniciativas mais procuradas e concorridas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A decorrer de 1 a 3 de abril, a Semana Profissão: Engenheiro estima receber mais de 2000 alunos do ensino secundário e vai dar-lhes a conhecer os laboratórios, projetos e a multidisciplinaridade das diferentes áreas de Engenharia.

Falamos de um total de 70 atividades, distribuídas por 15 percursos, englobadas em cinco profissões da área da Engenharia: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”. Além destes percursos, e com o objetivo de responder às necessidades mais específicas dos alunos do 12.º ano que tenham já uma ideia bem definida da área de Engenharia que querem seguir, a SPE oferece 11 percursos monotemáticos que permitem aprofundar os conhecimentos sobre a área selecionada.

Esta edição traz ainda uma novidade: o Mestrado Integrado em Engenharia Física terá um dia com dois percursos monotemáticos onde vai demonstrar aos alunos do secundário, entre outras atividades, a ‘Nanotecnologia no nosso dia-a-dia’ e as ‘Baterias e células de combustível: mobilidade amiga do ambiente’.

A pensar também nos pais e encarregados de educação, esta edição da SPE volta a incluir a sessão “FEUP: Um mundo de oportunidades”, especialmente procurada pelos pais com dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. Está prevista uma sessão para cada dia de iniciativa, a decorrer entre 17h345 e as 20h20, onde docentes da FEUP que vão estar disponíveis para o esclarecimento de dúvidas, promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente relativamente ao futuro profissional dos alunos. Embora especialmente dedicada aos pais e professores, os alunos de ensino secundário também podem inscrever-se e participar na iniciativa.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados ao pormenor de forma a materializarem a importância das diferentes Engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e na construção de um Mundo melhor.

A participação na Semana Profissão: Engenheiro 2019 está sujeita a inscrição prévia e às vagas existentes.

Mais informações aqui.