As políticas energéticas na área da produção de energia eólica serão um dos temas em foc0 na conferência.

Grandes empresas e especialistas de renome ligados à área da Energia vão marcar presença na conferência “EEFoR 2013”, que terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nos dias 8 e 9 de maio.

Tendo como fio condutor a “Energia Elétrica de Fontes Renováveis”, o evento pretende trazer à reflexão temáticas associadas à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis e aproximar investigadores e decisores de referência nas respetivas tecnologias.

No primeiro dia do evento, os principais painéis de discussão vão centrar-se nas políticas energéticas, nas questões que relacionam a energia e o território, na integração da produção renovável no sistema elétrico nacional e na produção de energia eólica. Estas temáticas vão ser abordadas por Jorge Vasconcelos (Presidente da NEWES, New Energy Solutions e membro do Administrative Board of Agency for the Cooperation of Energy Regulators – ACER), António Sá da Costa (Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis – APREN), Teresa Ponce de Leão (Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia), Ana Quelhas (Direção de Planeamento Energético da EDP), Victor Baptista (Diretor-geral da Redes Energéticas Nacionais – REN), João Torres (Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição), Fernando Vaz (Diretor Unidade de Negócios, Automação de Sistemas de Energia da EFACEC), António Eira Leitão (Hidroerg), Hélder Serranho (Administrador da GENERG), João Sousa (Gerente da PREWIND), Aníbal Fernandes (Presidente do Consórcio Eólico ENEOP), João Paulo Costeira (COO Europa EDP Renováveis).

No dia 9 de maio, o foco estará na energia hídrica, nas tecnologias relacionadas com energias renováveis e na investigação desenvolvida na FEUP nesta área. Para debater estas questões estão confirmadas as presenças de importantes oradores, dos quais se destacam: Teresa Viseu (Chefe do Núcleo de Recursos Hídricos e Estruturas Hidráulicas do Departamento de Barragens, LNEC), Pedro Manso (Gabinete Stucky, LTD), André Pereira (Diretor E&C Hídrica da EDP no Brasil), Carlos Martins (MARTIFER Solar) e João Talone (Presidente da Magnum Partners).

A conferência EEFoR 2013 vai contar também com as intervenções de professores da FEUP, como Luís Braga da Cruz, Eduardo Oliveira Fernandes, Paulo Pinho, Vítor leal, João Peças Lopes, Álvaro Rodrigues, Rodrigo Maia, Francisco Taveira Pinto, Adélio Mendes.

A sessão de abertura (8 e maio) ficará a cargo de José Marques dos Santos (Reitor da U.Porto), Sebastião Feyo de Azevedo (Diretor da FEUP) e Manuel Matos Fernandes (Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP). No dia 9 de maio, Carlos Matias Ramos (Bastonário da OE) e Artur Trindade (Secretário de Estado da Energia) vão participar no encerramento da conferência.