(foto: D.R.)

O dia aberto vai decorrer simultaneamente em diversas universidades europeias (foto: Pixabay / Creative Commons)

O Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) promovem no próximo dia 28 de abril, entre as 14h30 e as 16h30, um Dia Aberto aos estudantes do ensino secundário, especialmente dedicado às temáticas da aeronáutica e do espaço.

Dirigido especificamente aos estudantes de 11.º e 12.º ano, o programa do evento  inclui apresentações de Pedro Camanho, professor catedrático da FEUP, de estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica que se encontram a fazer a sua dissertação nesta área, e ainda uma visita a diversos laboratórios com intervenção relevante na aeronáutica. O crescimento do setor aeronáutico assume-se de interesse nacional, dado o alto nível técnico imposto no tecido industrial que o serve e o valor acrescentado que os seus produtos e serviços representam.

Integrado na iniciativa PROMO AIR da European Aeronautics Science Network (EASN), o evento decorre em simultâneo em várias universidades europeias como a Universidade de Cambridge no Reino Unido, o Politecnico di Torino, em Itália, a RWTH Aachen na Alemanha, a Universidade de Tecnologia de Brno na República Checa, entre outras.

Os estudantes participantes podem habilitar-se a ganhar uma viagem à empresa Airbus, em Toulouse, França, no âmbito de uma competição gerida pela iniciativa PROMO AIR. Para isso, aliada à participação no “dia aberto”, basta ir ao site da PROMO-AIR e responder aos Quizzes propostos. Para serem apurados para a final da competição, os estudantes têm de acertar em pelo menos 50% de cinco quizzes.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP:

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) é responsável pelo Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, e tem participação significativa noutros cursos da FEUP, em especial o Mestrado Integrado em Gestão e Engenharia Industrial . A ação do DEMec estende-se a numerosos setores industriais, entre os quais se inclui a aeronáutica, e é sustentada em Investigação e Desenvolvimento de excelência reconhecida ao nível global e numa prática de extensão de elevada qualidade.