(Foto: DEC)

Estão inscritos para esta iniciativa mais de 60 alunos (Foto: DEC)

Como forma de assinalar o arranque das candidaturas ao Ensino Superior, o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) lançou um novo desafio aos alunos do secundário da área de Ciências e Tecnologias: construir uma ponte de papel. É já no próximo dia 26 de julho que os mais de 60 alunos inscritos vêm à FEUP experimentar a Engenharia Civil por um dia, no âmbito da iniciativa “Põe as mãos na massa”.

O grupo de alunos foi convidado a passar um dia na FEUP e a testar a sua habilidade na construção duma ponte robusta com um material à partida frágil, apoiados pelos atuais alunos e docentes do Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Depois de executadas as pontes, ao final do dia, as várias pontes entrarão em “combate” e serão testadas recorrendo a equipamentos laboratoriais da FEUP.

“Põe as mãos na massa” é uma iniciativa já com história no departamento. Nos anos anteriores, os alunos vieram à FEUP construir torres com esparguete e cola. Este ano, o desafio lançado é o de construir pontes com folhas papel.

Além de testarem a resistência das suas soluções, nos laboratório os alunos terão a oportunidade de descobrir como se conceberam os muros do Porto de Leixões num dos maiores tanques de ondas da Europa; ver um troço da Ponte Luiz I que serviu para a redimensionar para a passagem do Metro e ver a câmara onde se testam as paredes das barragens portuguesas. Poderão ainda conduzir o carro do simulador que serviu de base para conceber a gestão de tráfego da cidade do Porto e testar na câmara acústica onde se testaram os vidros da Casa da Música a sua capacidade sonora.

Ao longo do dia, os alunos poderão ver como se faz e para que serve a Engenharia Civil e o que faz um Engenheiro Civil no dia-a-dia. Com esta experiência, conseguirão entender como é fundamental esta profissão para o bem estar da nossa sociedade, mantendo as nossas infraestruturas, pontes, edifícios; tratando do nosso ambiente construído e natural, cuidando da orla costeira ou captando a energia eólica ou ainda planeando o crescimento e a reabilitação sustentável das nossas cidades e povoações.

“Põe as mãos na massa” insere-se num conjunto de iniciativas organizadas pelo DEC da FEUP e tem como finalidade mostrar a multidisciplinaridade deste ramo da engenharia junto de jovens com potencial interesse na profissão. Estas atividades vão desde as frequentes visitas às Escolas, às visitas guiadas a locais emblemáticos do Porto onde é evidente a intervenção da Engenharia Civil, à promoção de projetos em parceria com as escolas,  até ao desafio de vir à FEUP saber como se faz a Engenharia Civil, literalmente a por as mãos na massa.