Composta por várias atividades académicas, culturais e lúdicas, a iniciativa tem como objetivo receber  e orientar os estudantes na chegada à cidade do Porto. (Foto: DR.)

Arranca esta segunda-feira, 29 de janeiro, mais uma edição do programa ‘Orientation Days’. Promovida pela Unidade de Cooperação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com a duração de duas semanas, a iniciativa vai dar as boas vindas a mais de 240 estudantes de mobilidade provenientes de cerca de 30 países, ajudando-os a desvendar a FEUP e a cidade Invicta, sem esquecer o esclarecimento de dúvidas e o apoio académico.

A decorrer até 9 de fevereiro, o programa de acolhimento arranca com três dias dedicados à apresentação da Faculdade e seus departamentos, com direito a uma visita ao campus da FEUP e a apresentações dos grupos estudantis que a integram. No dia 31 de janeiro à noite inaugura-se o programa ‘social’ com uma festa a decorrer na movimentada rua portuense ‘Galerias de Paris’. Os dois dias seguintes estão reservados à exploração da cidade do Porto e incluem uma degustação da típica ‘francesinha’.

A semana de 5 a 9 de fevereiro está inteiramente reservada ao atendimento dos estudantes estrangeiros recém-chegados, com vista ao esclarecimento de questões, entrega de documentos necessários e orientação personalizada.

Esta iniciativa, inserida num programa alargado de softlanding que a FEUP disponibiliza à comunidade internacional, conta ainda com outras ações de integração social e académica: um Curso Intensivo de Português para Estrangeiros na FEUP; o programas de voluntariado ‘FEUP Buddy’, em que estudantes regulares promovem a integração dos estudantes estrangeiros num novo ambiente académico, social e cultural; o “contact point” que apoia os estudantes, investigadores, docentes e técnicos estrangeiros de forma personalizada desde o processo de candidatura até depois das estadias terminadas, e ainda diversos eventos culturais e científicos, divulgados ao longo do ano letivo.

A FEUP tem vindo a assistir a um grande crescimento do número de estudantes estrangeiros, seja em regime de mobilidade ou de grau. Rosário Trindade, responsável pela Unidade de Cooperação da FEUP enfatiza que “nos últimos quatro anos a FEUP aumentou cerca de 130% o número de estudantes de mobilidade recebidos de todos os pontos do globo; com o alargamento do programa Erasmus+ aos restantes continentes e com a nossa presença em todo o mundo através de projetos e redes de trabalho conjuntos, a Faculdade de Engenharia passou a integrar uma comunidade anual internacional acima dos 1000 estudantes estrangeiros, de todos os ciclos de ensino”.

Mais informações na página dos Orientation Days.