(foto: Bárbara Santos)

De 27 de feveiro a 1 de março, a FEUP vai estar em São Paulo a reforçar a ligação com os estudantes brasileiros (foto: Bárbara Santos)

“Sinta-se em casa na Europa” é o slogan da campanha de captação de estudantes brasileiros que a partir do final do mês de fevereiro chegará ao Brasil. A forte aposta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) na captação de estudantes brasileiros de ensino médio (o equivalente ao ensino secundário português) passa por uma visita de quatro dias à cidade de São Paulo, no final do mês de fevereiro, para participar no Salão do Estudante, a maior feira de cursos no exterior do Brasil.

A presença da FEUP neste Salão é uma oportunidade única de contacto com escolas e representantes educacionais, que assim poderão esclarecer dúvidas e ficar a par dos programas e cursos disponíveis na Faculdade de Engenharia. Esta participação decorrerá nos dias 27 e 28 de fevereiro, estando os dias 29 de fevereiro e 1 de março  reservados para apresentações no Consulado de Portugal, no Colégio Bandeirantes de São Paulo e na Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, ambas entre as melhores instituições de ensino médio no Brasil.

A aposta na atração de estudantes brasileiros não fica por aqui. Foi criado de raíz um website desenhado à medida dos estudantes do Brasil, contendo um processo simplificado de pré-candidaturas para a 1ª fase – de 27 de fevereiro a 31 de maio. Já com a implementação do estatuto do estudante internacional, em 2014, a FEUP passou a aceitar os resultados do ENEM nas candidaturas aos 1ºs ciclos de estudo, contudo, com o novo formulário de pré-candidatura o processo é ainda mais fácil. . Além disso, este ano surge com uma novidade – a oferta de incentivos financeiros a estudantes do Brasil com base no mérito.

A campanha “Sinta-se em casa na Europa” pretende dar a conhecer o alto nível de qualidade de ensino oferecido pela FEUP , equiparado ao de grandes universidades europeias, aliado ao “aconchego” do país mais brasileiro da Europa, com um ambiente acolhedor e que para além de tudo isto apresenta bons níveis de segurança, um custo de vida relativamente baixo, vastíssimos pontos de interesse turístico e facilidade de viajar dentro de Portugal e para a Europa.

Está também agendado para dia 27 o primeiro jantar alumni na cidade de São Paulo, dirigido à comunidade de antigos estudantes da FEUP, quer sejam de grau ou de programas de mobilidade, atualmente a residir no Brasil. O objetivo deste encontro passa por fortalecer relações através de um convívio descontraído, networking, reencontro e interação com antigos colegas. Paralelamente, é também uma excelente plataforma de contacto e de partilha geracional a nível social, académico e empresarial.

A ligação ao país irmão é, há muito tempo, considerada estratégica para a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e tem vindo progressivamente a intensificar-se, não só através da assinatura de protocolos ou projetos de investigação conjuntos, mas sobretudo em programas de intercâmbio de estudantes.

Para conhecer o novo website para estudantes do Brasil clique aqui. Visualize ainda aqui um vídeo com alguns testemunhos de estudantes brasileiros sobre a experiência na FEUP, no Porto e em Portugal.