(foto: Pixabay / Creative Commons)

O movimento Code Week é já celebrado por meio milhão de pessoas em todo o mundo (foto: Pixabay / Creative Commons)

Chama-se Code Week, decorre de 15 a 23 de outubro e consiste num movimento mundial suportado pela União Europeia para incentivar a aprendizagem e a celebração da programação através de atividades e eventos realizados por universidades, escolas e entidades públicas. Para assinalar o movimento, celebrado em 51 países, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai organizar durante essa semana várias iniciativas de encorajamento à programação.

Promovido pelo Núcleo de Estudantes do IEEE, o Code Week@FEUP terá vários workshops, palestras, competições de programação, momentos de convívio e networking, e contam com a colaboração do Núcleo de Informática, Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, VILab, grupo de investigação SpeCS e projeto ANTAREX.

O movimento Code Week foi criado em 2013 e desde então tem vindo a crescer, atingindo, em 2015, a participação de mais de meio milhão de pessoas. O evento tem como principal objetivo despertar o interesse na programação e aprofundar competências.

As atividades promovidas pela FEUP não serão, por isso, focadas apenas em estudantes do ensino superior com capacidades a nível tecnológico, abrindo-se igualmente a alunos mais jovens com o intuito de os introduzir à programação e despertar o seu interesse nesta área.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da página da code week. Mais informações sobre o evento global aqui.