João-Diogo

João Diogo Rosas Leitão será o solista convidado do espetáculo (Foto: DR)

O Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe no próximo dia 15 de outubro, às 21h30, o concerto de Abertura do Ano Académico da FEUP, que vai juntar em palco o guitarrista João Diogo Rosas Leitão e a Orquestra do Norte.

Inserido no âmbito do ciclo “Música com a Caixa na Universidade”, o concerto vai incluir as obras: “Abertura para Festival Académico, op.80” de Johannes Brahms; “Romeu e Julieta, Abertura Fantasia” de Piotr llitch Tchaikovsky; “Concerto N. 1 para guitarra e orquestra, op. 99” de Mario Castelnuovo-Tedesco; “As Alegres Comadres de Windsor” de Otto Nicolai. A interpertação caberá a João Diogo Rosas Leitão, na qualidade de solista convidado, e à a Orquestra do Norte, cuja direção ficará a cargo do seu maestro titular, José Ferreira Lobo.

O espetáculo resutla de uma iniciativa conjunta do Comissariado Cultural da FEUP, da Orquestra do Norte e da Caixa Geral de Depósitos. Os bilhetes custam entre 2,5 euros (preço de estudante) e 5 euros e podem ser adquiridos no dia do espetáculo na Loja FEUP/bilheteira (junto à entrada do Auditório da FEUP).

Sobre João Diogo Rosas Leitão
Natural de Gondomar, onde nasceu a 6 de fevereiro de 1990, João Diogo Rosas Leitão iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na classe de guitarra da Academia de Música de Gondomar. Em 2005 entra no Curso de Música Silva Monteiro e dedica-se ao estudo do repertório erudito. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com alguns dos guitarristas mais importantes da actualidade como Carlo Marchione, Álvaro Pierri, Joaquin Clerch, Marcin Dylla, Pablo Marquez, Judicael Perroy, Aniello Desiderio ou Ricardo Gallén. Foi premiado e vencedor de vários concursos em Portugal, destacando-se, especialmente, o 1º lugar no “Prémio Jovens Músicos”, Nível Superior, tendo tido a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra Gulbenkian sob a direção do maestro Pedro Carneiro.

Estudou com Dejan Ivanovic na Universidade de Évora e terminou o seu mestrado com Zoran Dukic, no Real Conservatório de Haia, Holanda em 2014. Apresentou-se a solo em importantes salas como Casa da Música, Centro Cultural de Belém ou Grande Auditório da Fundação C. Gulbenkian e já tocou e gravou para as rádios Antena 2 (Portugal) e Radio 4 (Holanda). Usa uma guitarra do luthier grego Alkis Efthimiadis.

Mais informações através do e-mail [email protected]