(foto: D.R.)

Singapura, Moçambique, Noruega e Irlanda são os países novidade deste ano (foto: D.R.)

São quase 30 os Embaixadores Alumni com que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) conta para o ano 2016/2017. Após um período de candidaturas e depois de uma seleção feita pelo Gabinete Alumni, resulta o impressionante número de 27 embaixadores e um Fellow num total de 18 países que, ao longo do ano, contarão com atividades promovidas por antigos estudantes da FEUP.

Singapura, Moçambique, Noruega e Irlanda são as novidades deste ano, o que vem demonstrar o crescimento da esfera de influência da Faculdade de Engenharia pelo Mundo. De referir também a expressiva representação de antigos estudantes em países como Alemanha (Berlim e Frankfurt), Espanha (Madrid e Barcelona) e, em especial, no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro). Em linha com a estratégia de captação de estudantes no país irmão, de onde chegaram perto de 20 candidaturas a embaixadores, São Paulo assume-se como a região de maior representação alumni.

Em termos de perfil, grande parte dos embaixadores são de uma faixa etária bastante jovem – um terço terminou o curso nos últimos cinco anos e quase todos os restantes terminaram há menos de 15. A título de curiosidade, existe um embaixador alumni que terminou o seu curso há 40 anos, pertencendo à colheita de 1976.

O grupo de alumni selecionado mostrou desde logo uma enorme motivação para reunir as comunidades de graduados pelo mundo. No seguimento do evento “Regresso a Casa 2016”,  realizado na casa mãe (FEUP), prevêm-se, até ao final de 2016, encontros em praticamente todos os países onde existe embaixada. Exemplo disso é o jantar marcado para o dia 22 de outubro, que inaugura a embaixada da Irlanda, Dublin e o evento planeado para o início de novembro em São Paulo, aquando da deslocação de uma comitiva da FEUP ao evento BIN@São Paulo.

Mas nem só de encontros sociais e jantares se constitui o plano de atividades das embaixadas. Programas de mentoring entre alumni experientes e recém-graduados, identificação de possibilidades de colaboração em projetos científicos com grupos de investigação da FEUP, aproximação estratégica a organismos de relevância (Embaixadas, câmaras de comércio, associações portuguesas e entidades ligadas à acreditação profissional dos engenheiros FEUP), apoio a alumni FEUP que pretendam instalar-se em determinados países, promoção de oportunidades de estágio e emprego e atividades de responsabilidade social são apenas alguns exemplos das atividades a que se propõem os Embaixadores Alumni FEUP para o ano académico 2016/2017.

As atividades das Embaixadas Alumni FEUP podem ser acompanhadas no grupo do Linkedin FEUPLink e na página dos encontros no Portal Alumni.