Novo centro quer apostar nas áreas dos recursos humanos, recursos laboratoriais e redes de parcerias nacionais e internacionais.

É a mais recente aposta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e surge na sequência dos anos de investigação e do papel relevante que a faculdade tem assumido na área de desenvolvimento de produto e mais recentemente no desenvolvimento de serviços com empresas do panorama nacional e internacional. O Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produto e Serviços (CiPS) que será publicamente apresentado no dia 6 de setembro, às 17h, pretende, assim, reunir equipas multidisciplinares ligadas à FEUP e ao próprio universo da U.Porto para, em conjunto com a indústria, criar novos produtos e desenvolver serviços que possam alavancar a economia.

Consciente de que o setor da inovação é atualmente uma das prioridades no meio empresarial e académico, dado o papel decisivo que desempenha na melhoria da competitividade das empresas, a Faculdade de Engenharia decidiu avançar com a criação do CiPS. Um dos principais objetivos deste novo Centro de Competências é a dinamização de atividades de inovação conducentes ao desenvolvimento de novos produtos.

O CiPS tem como missão integrar e potenciar os recursos da faculdade na área do desenvolvimento de novos produtos e serviços, nomeadamente recursos humanos, recursos laboratoriais e redes de parcerias nacionais e internacionais. Com base nesta integração o CiPS irá reforçar o papel da FEUP na área da inovação a nível nacional e internacional e irá fomentar a competitividade e inovação do tecido empresarial.

A cerimónia pública de apresentação do novo Centro de Competências está agendada para esta sexta-feira, 6 de setembro, às 17h, no Auditório da FEUP. Confirmada está já a presença de Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal (ver programa).

Com o objetivo de reforçar o papel da Faculdade de Engenharia na área de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços, fomentando a competitividade e inovação no tecido empresarial